segunda-feira, 10 de maio de 2010

GREVE DA EDUCAÇÃO CONTINUA

A greve da educação estadual que já dura 26 dias, continua. Hoje (10/05) reunidos em praça pública, os profissionais da educação recusaram a proposta do governo e decidiram continuar com a greve que tem final marcado para 05 de julho, caso o governo continue resistindo.
Os grevistas mais uma vez ficaram muito irritados, por considerarem esta última proposta da equipe do governo uma manobra para dividir o movimento. A proposta deixaria de fora grupos de professores e iria corrigir as perdas salariais apenas do ano de 2010.
A categoria sente-se prejudicada desde a aprovação do Plano de Carreira em 1999, quando um grande número de professores foram injustiçados. Os professores mais antigos tiveram que voltar para as letras iniciais da carreira (reenquadramento) e passaram a avançar nas letras (puladinha), somente de sete em sete anos (antes: de três em três). Isso foi considerado na época por um grupo de professores, como uma jogada de mestre de algumas pessoas do sindicato "ligadas" ao governo e alí mesmo, no choque da decepção nasceu o Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (SINPLAC), que lutaria pelos direitos dos professores licenciados a partir de então.
Hoje SINPLAC e SINTEAC lutam juntos por essa bandeira que já é tão antiga quanto a decepção dos professores. E na praça, que serve de palco para desabafos, essas decepções vão aparecendo nos discursos inflamados de muitos. São novas lideranças que nascem, enquanto a força do movimento ressurge e vai tomando corpo e aglutinando apoio.
De um lado o governo resiste em não considerar a proposta do magistério, que é a de recuperação imediata das perdas salariais (inflação). De outro estão os grevistas, que resistem e ameaçam continuar em greve até a vitória. Perdem o governo e sua equipe, que por ironia muitos também são professores, perdem os alunos e professores que depois terão que usar os dias de descanso para repor aulas.
Como o poder de luta da Educação é reconhecidamente histórico, essa briga ainda vai render mais alguns desdobramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.