terça-feira, 18 de setembro de 2012

MOVIMENTO SOCIAL ABRAÇA O PALÁCIO!

O movimento social no Acre estará realizando um ATO PÚBLICO  para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.Um abraço ao Palácio Rio Branco símbolo de representação do Estado do Acre. O ato simbolizará um abraço à sociedade acreana. O movimento tem o objetivo de fortalecer a luta pela conquista dos direitos das pessoas com deficiência.
Palácio Rio Branco

O dia 21 de Setembro foi escolhido em assembléia nacional em 1982, com a participação das entidades nacionais. A proximidade com a primavera e com o dia da árvore não é coincidência! E sim,  uma associação ao nascimento de uma  luta pela cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A Lei Federal 11.133 oficializou a data em 14 de Julho de 2005, que é  lembrada todos os anos em comemoração nos estados brasileiros, em encontros para reflexão e busca de alternativas, bem como para divulgar os avanços da luta por inclusão social. 

De acordo com o CENSO de 2010, no Brasil  45 milhões (aproximadamente) de pessoas tem algum tipo de deficiência.  E apesar dos brasileiros contarem com uma das leis mais avançadas e  direitos garantidos na Constituição Federal neste aspecto,  ainda é preciso fazer esse tipo de atividade social para garantir de fato,  o que a lei já lhes garante por direito.

Hoje,  a maior dificuldade para uma pessoa com deficiência não é a sua limitação pessoal e sim o preconceito e a barreira social. Um Brasil com maior acessibilidade no sentido mais amplo e a aplicação das leis,  é o que sonha  este  segmento do movimento social.

O Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (CONEDE) vem lutando para ampliar o movimento promovendo eventos para divulgar e discutir as leis com os maiores interessados em ver as leis sairem do papel, as pessoas com deficiência. No momento, prepara-se para a realização da III Conferência Nacional prevista para o final deste ano. A realização do ATO de abraçar o Palácio Rio Branco é para dar visibilidade à causa e solicitar  a continuidade da  parceria  do Governo do Estado na defesa de seus direitos.
LIDERANÇAS DO MOVIMENTO (CONEDE)

As lideranças desse movimento acriano afirmam que precisam avançar primeiro em reabilitação e assistência social,  para poderem lutar pela cidadania e por protagonização social. Esperam contar com o apoio e a presença da sociedade, às 18:00 horas do dia 21 de Setembro de 2012,  neste Ato Social de abraço ao Palácio Rio Branco, no Estado do Acre.

DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO, PARTICIPE!

                                                        Bjokas no coração!

8 comentários:

  1. Oie doladinha desejo um feliz fds!!!
    *´¨) Aproveite tudo que puder a cada hora, cada dia e cada época da vida.
    ¸.*´ Assim você poderá olhar para frente com confiança e para trás sem ressentimentos.
    *´¨) Seja você mesma, mas dê o melhor de você!
    ¸.*´ Atreva-se a ser diferente e seguir sua própria estrela e...
    *´¨) nunca perca a hora de ser feliz!¸.*´
    Te espero no mundinho mistico..

    ResponderExcluir
  2. OLá Maze!Nunca visitei uma blogueira do Acre,é a primeira vez.Parabéns pelo belo blog!Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Maze amiga, já faz um tempinho que te sigo, te convido para visitar lá o meu blog de variedades, se vc gostar segue lá amiga, beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga antecipei o fim das votções do Oscar dos blogs, pois sempre na ultima semana costuma dar umas confusões e ja estou escaldado e achei melhor encerrar domingo a meia noite. Seu blog ganhou uma estatueta de melhor Blog educativo. Parabens. para pegar seu prêmio basta pegar em meu site. Um abraço. Dado

    ResponderExcluir
  5. Olá Maze! Mais uma vez aqui e hoje não vim para comentar o seu pôster e sim para cumprimenta-la pela estatueta de melhor blog educativo conferida pelo site do Dado. Parabéns por está merecida láurea. Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderExcluir
  6. Mazé,
    O preconceito é uma das maiores barreiras. Recentemente, a TV deu a medida do que é desrespeito relativamente às pessoas com algum tipo de deficiência. As grandes redes brigaram entre si para terem a exclusividade de transmissão dos jogos olímpicos de Londres. Venceu a Record. Entretanto, pouco tempo depois, tivemos duas semanas de olimpíadas para as pessoas com algum tipo de deficiência. O Brasil terminou em oitavo lugar, com muito mais medalhas conquistadas que os não portadores de deficiências. Essas olimpíadas constituíram-se num espetáculo lindo. Lindos exemplos de superação. Espetáculo incrível a servir de exemplo para milhares, talvez milhões, de outros brasileiros que poderiam ser incentivados a praticarem essas modalidades de esportes especiais. Os estádios totalmente tomados pelo público. E as grandes redes TV aberta do Brasil, que tanto haviam brigado pelos direitos de transmissão? Uma ou outra citação nos noticiários e mais nada. No entanto, as disputas eram tão emocionantes, ou mais, que as disputas dos atletas que participaram dos jogos normais, muitos deles "amarelando", apenas aparecendo para serem notados por empresários para atuarem no estrangeiro. Quem quis acompanhar, como eu, teve que sujeitar-se a acompanhar pelas emissoras de TV a cabo, pagas e não acessíveis a uma parcela muito grande da população. As TVs abertas (Globo, Record, Band, etc.) deixaram de cumprir sua função social, ao não se interessarem pelas transmissão das paraolimpíadas a todo o povo brasileiro. Uma grande demonstração de desrespeito, de falta de visão (as audiências dos canais de TV a cabo foram altas), de preconceito. Quantas pessoas poderiam tomar conhecimento desses jogos e dedicarem-se a esses esportes, mudando suas vidas, criando motivações próprias, se tivessem a oportunidade de conhecê-los? Sou contra intervenções governamentais nos meios de comunicação. Mas, acho que o governo, nessas horas, deveria atuar de alguma forma, sugerindo ou recomendando a transmissão de coisas desse tipo. Afinal, os canais de TV são concessões governamentais a particulares e estes deveriam retribuir com alguma forma de prestação de serviço social.
    Abração, amiga.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida amiga,viemos trazer o novo endereço do palácio.Ainda estamos acabando algumas coisinhas,mas logo tudo estará normal.Aguardamos sua visita.abraços carinhosos

    http://ramiez.zip.net/

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto minha querida, continue a expressar seus sentimentos escrevendo coisas bonitas como essa, e olha problemas todos temos, calma, pense muito antes de qualquer decisão, muita fé querida, Deus nos põe certos problemas para nos testar na fé, e no poder de desembaraçar, bjs com carinho e que o criador te ilumine sempre.
    Vanderlei

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.