terça-feira, 15 de janeiro de 2013

RIO BRANCO, 130 ANOS!

Uma das capitais dos povos da floresta, Rio Branco completou em 28 de dezembro de 2012, 130 anos de existência. Considerada a capital  mais distante do grande centro Brasília,  responsável pelas decisões da política brasileira. A princesinha da floresta,  nasceu de um seringal e já produziu a melhor borracha do mundo, na época do auge do ouro negro. Seu nome ganhou em homenagem ao Barão do Rio Branco pela diplomacia no conflito Brasil e  Bolívia por suas riquezas. Rio Branco já nasceu lutando! Seu povo  luta até hoje por dias melhores e melhor qualidade de vida! Vejamos o que temos a comemorar.

Palácio Rio Branco - Foto de Sérgio Vale

 Rio Branco é a sexta capital do Brasil no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica - IDEB, índice que avançou a partir de 2008. Fruto de uma formação continuada de professores e acompanhamento interno do trabalho educativo. O setor tem matrícula organizada por regional, o que lhe garantiu um recente prêmio pelo MEC. Este fato beneficia os alunos pois além de evitar a migração, permite um melhor acompanhamento do seu  desenvolvimento. A merenda de excelente qualidade por ser regionalizada, nos últimos anos  lhe concedeu  também o reconhecimento nacional. Não existem enlatados nos refeitórios de nossas escolas. Podemos citar ainda o Programa Saúde na Escola com atendimento aos alunos em ações preventivas.
Aluna de escola de Rio Branco - Foto Maze Oliver


 Podemos nos orgulhar dos avanços de Rio Branco na  inclusão,  na cidadania e na humanização. Porém,  o motivo de maior comemoração foi o crescimento no setor de limpeza e tratamento do lixo.  A cidade recebeu o prêmio ECO cidade 2011 e concorre em Dubai a um prêmio Internacional. Sabemos que atualmente o lixo é considerado um dos maiores problemas do planeta, pelas consequências que causa ao homem e ao meio ambiente. Portanto, a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), pode ser o grande orgulho dos riobranquenses, por ser a única da Amazônia e uma entre as quatro com as mesmas características  no país.

 O LIXO, NUM PROJETO ECOSUSTENTÁVEL

Criada em 2009, a Utre é um dos mais  modernos sistema de tratamento, onde o lixo recebe a destinação ambientalmente correta. Localizada no Km 22 da BR 364. Lá todo o lixo é separado e transformado. Há trilhas ecológicas e o reaproveitamento de plásticos (Plasacre). O lixo hospitalar recebe tratamento especializado, com esterilização e trituração. O sistema permite também  o reaproveitamento dos resíduos da construção civil através de um triturador. A cidade conta com a coleta seletiva do lixo em todos os bairros e com o Projeto Catar, onde todo o lixo é separado, prensado e vendido pelos catadores organizados em cooperativa. Com a implantação dessa unidade de tratamento foi possível a prefeitura local desativar o lixão antigo  da cidade e humanizar o trabalho dos catadores de lixo.

Podem nos perguntar: Rio Branco é uma cidade totalmente limpa? É claro que não. Ainda precisamos avançar na conscientização da comunidade em assumir a sua parcela na condução da limpeza do nosso ambiente, a prefeitura em  alcançar melhor,  os lugares de difícil acesso e cuidar ou cobrar dos proprietários a limpeza dos terrenos abandonados e baldios. Estamos em pleno período chuvoso e a cidade se prepara para enfrentar mais uma alagação, onde o lixo pode ser responsável por graves consequências. No mais, parabéns Rio Branco, mesmo com atraso e vamos à  luta!

Bjokas no coração!



10 comentários:

  1. Boa Noite simpatia :)

    Tudo bem com você?
    Seja sempre Bem Vinda amiga!
    É um prazer receber gente nova na Casinha ^^
    Adorei conhecer um pouquinho do Rio Branco =D

    Obrigada pelo carinho e tenha uma semana recheada de saúde!
    Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Como é linda tua cidade. ótimos projetos e prêmios. Que outras cidades brasileiras possam seguir o exemplo. Parabéns!
    Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Oieeee... Eu de novo Maze :)

    Fique bem a vontade! A casinha está a disposição de amigas tão queridas como você!
    Divirta-se! rsrs...

    Obrigada pelo carinho e tenha uma linda semana!
    Beijinhos no coração... TATIANA BERTOLIN

    casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Oie, td b? Tem presentinho no meu cantinho pra vc....passa lá...bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga querida!
    Vim retribuir e agradecer sua encantadora visita. A sua presença deixa minha casa mais colorida e feliz. Beijinhos de alfazema.
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Minha querida

    Morei dois anos no Brasil e gostava de ter conhecido a cidade de Rio Branco, mas deve ser linda.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  7. Maze querida, venho te desejar um lindo final de semana e, te oferecer um selinho que esta na página principal.
    Beijinhos de luz.
    Lua
    http://naturezadeluanegra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amadinha querida, vim aqui hopje desejar-te um lindo e abençoado final de semana...
    CVC Sempre em nossos corações kkkkk...beijinhos meus

    ResponderExcluir
  9. Oi amada!
    Vou adorar ter a sua amizade também na casa da poesia.
    Faça contato e torne-se membro da casa. Mais um espaço para nos encontramos. Obrigada pela visita carinhosa. Beijos no coração e afagos na alma.
    Gracita

    ResponderExcluir
  10. Bela postagem aem seu blog. Parabéns Um feliz noite. Venha conhecer POESIA SOBRE O ciumrs E OPINE SOBRE O ASSUNTO EM MEU BLOG

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.