terça-feira, 24 de abril de 2018

MORGANA FADA - MINHA MÃE! - TEXTO 8

SENHORA DA VERDADE
Minha mãe é a pessoa mais forte, mais corajosa e mais firme que eu já conheci.
Quando queria vestir roupas de alguém, ela dizia: Vista as suas! Você tem suas poucas roupas, mas suas! Quando lhe respondia, ela falava: me respeite! sou sua mãe! Se me responder outra vez, vou dar na sua cara! Serei sua mãe até você morrer! Se pedia algo emprestado, minha mãe dizia: devolva depois que usar, pois não é seu! Dado é dado e emprestado, não é dado! Assim aprendi a respeitar o espaço, o tempo e o lugar do outro.
Quando queria comprar sapatos e mais sapatos da moda, ela me ralhava: Para que queres tantos sapatos? Se só tens dois pés? Controla tua vaidade, junta teu dinheiro pra uma necessidade. "um homem prevenido vale por dois". Aprendi com isso a ter o suficiente.
Nunca me deixou viver nas casas dos outros. "Quem boa romaria faz que na sua casa está em paz!", "Cachorro que muito anda arranja pulgas para sí e para seu dono". Pegue um livro, vá ler! Aprendi selecionar amizades e a me envolver com leitura para passar o tempo, fugindo das maledicências,  fofocas e tudo mais dessa idade. Fui sendo educada a partir de ditados populares. Isso foi muito interessante e diferente. Alguns até não convém citar, por serem fortes demais!
"Eu não gosto de mentiras!" Fale sempre a verdade, pois uma mentira sozinha, é capaz de destruir e fazer dúvidas sobre dez verdades!" A partir de princípios rígidos aprendi a ser honesta, falar a verdade sempre, custe o que custar! Pensar muito bem e pesar as palavras,  para não arrepender depois, pois como ela fala ainda até hoje: pancada dada e palavra dita, ninguém tira!
Acho que minha mãe leu Nietizsche!
Obrigada mãe, por tudo que me ensinou e pela rígida educação que me deu. Isso tornou-me uma pessoa melhor, por saber me colocar no lugar do outro e poder perceber o peso dos julgamentos levianos e inconsequentes. Obrigada e me perdoe se eu não te entendi na minha pouca idade. Não tinha maturidade para tanto!
Minha homenagem no mês das Mães!
ASSINA MORGANA




Conheça as obras da autora: 
http://umpensamentovirtual.com.br
maze.pag.zip.net
http://clubedeautores.com.br/authors/157692
Face book : /maze.oliveira2
CONTATOS: Email:mazeoliver1@gmail.com


Bjokas no coração!
Maze Oliver



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora e poeta. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.