O processo de aquisição da leitura e da escrita na escola se constitui como importante instrumento de acesso à cidadania das crianças da periferia. Muitas vezes, a única oportunidade de transposição de classe social.
A experiência nos confere afirmar que as crianças mais pobres enfrentam mais dificuldades para o aprendizado da leitura e da escrita na escola. Um dos motivos é a falta de acesso ao mundo letrado que atrasa o processo de alfabetização da criança. Quem chega com mais experiência, sai na frente! Os pais trabalham o dia inteiro ou não possuem a cultura da leitura. As famílias além de não terem o hábito de ler, não dispõem de livros, revistas, jornais ou outras fontes de leitura.
Muitas vezes, a fonte privilegiada de informação é a televisão, com contéudo não selecionado, que atrapalha mais do que ajuda na educação das crianças.
Assim sendo, a escola acaba por ser a oportunidade real de contato com um dos códigos de comunicação, a leitura e a escrita, importante aquisição para o exercício da cidadania na vida adulta. Pois instrumentalizadas, pelo código escrito, poderão participar de forma ativa da vida política, social e cultural de sua comunidade, cidade ou país.
 |
| Alunos do Ensino Fundamental do Acre |
Porém, decifrar o código somente, não basta, precisamos ensinar a ler as entrelinhas, o conteúdo que muitas vezes se encontra oculto nos textos. Uma simples histórinha ensina muitas vezes de forma não evidente, valores, princípios ou conceitos antiquados, carregados de preconceitos. A escola precisa estar atenta ao que está lendo para suas crianças. Histórias, músicas e poemas precisam ser analisados antes de irem para as rotinas didáticas, se é que queremos fazer uma educação diferente. Se não puder trocar, pode-se fazer a discussão crítica dos textos, com os alunos.
 |
|
Uma boa aquisição da leitura e da escrita pode mudar a vida de uma criança. Gostar de ler e de escrever pode ser um refúgio ou uma forma de conhecer o mundo, sem mesmo sair da pobreza em que vivem. O mundo fantástico dos variados gêneros textuais, através das histórias, lendas, contos, crônicas, notícias, e informações variadas enfeitarão a vida dessas crianças. Darão fantasia e entusiasmo, com muitos momentos inesquecíveis de felicidade. Podendo se constituir no futuro, um dos meios de melhorar a qualidade de vida desses alunos, através da ascensão social, de uma forma muito digna.
Mas, para que isso se efetue na prática, nós educadores precisamos estudar mais, encontrar novas formas e caminhos para fazer as crianças gostarem de aprender. Evitar as formas mecânicas de ensinar, dar um sentido afetivo a leitura e a escrita na escola. É necessário embarcar na fantasia das crianças. "Pertencer" a esse mundo infantil, "ser criança", junto com elas, por algumas horas do dia. Desprender-se um pouco da hierarquia de ser professor.
Rosa Maria Torres educadora, linguista, jornalista, ativista social e consultora internacional sobre educação escreveu em seu blog:
http://otra-educacion.blogspot.com.br/2014/12/leer-por-el-gusto-de-leer-la-clave.html
"Não se trata apenas de ensinar e aprender a ler. Este é ler. E ler com facilidade.
"Este não é apenas para ler. É também sobre a escrita. E eu faço, também, de bom grado.
"Para ensinar a ler não só tem que saber ler e aprender
a ensinar a ler; você tem que ler.
"Para ensinar a escrever não só tem que saber escrever e saber ensinar a escrever; você deve escrever.
"Este não é apenas ensinar
a ler, mas motivar
para a leitura e para criar condições para a leitura independente. "
E como os pais devem ser parceiros no processo educativo, precisamos convidá-los a participar. Tenho dito a eles: leiam histórias para seus filhos; perguntem como foi o dia na escola; brinquem de escola com eles; peçam que sejam seu professor por alguns minutos; tirem pelo menos meia ou uma hora diária para isso. Você não estará perdendo tempo, mas ajudando seu filho para a vida toda com esse gesto.
Devemos ajudar os pais a compreenderem sua importante tarefa nessa jornada. Mas para isso, é importante também o professor gostar de ler e de escrever, para poder incentivar os pais e os seus alunos nas atividades do processo de aquisição da leitura e da escrita e principalmente, no gosto por fazê-lo.
Fácil?!... Não! Para a escola pública da periferia é um grande desafio. Existem também outros fatores que também contribuem para o fracasso dessa competência. Mas aí já seria um outro texto!
 |
| As crianças agradecem! |
No entanto, se houver esforço, saberemos que nossas vidas não foram em vão, que viemos aqui contribuir para um mundo melhor e mais justo.
Bjokas no coração!