quinta-feira, 5 de junho de 2025

DICAS - Como melhorar sua vida

Imagem da Net

 

DICAS PARA MUDAR SUA VIDA

 

Mente e corpo são conectados. Cuide diariamente do seu corpo. Ele é um motor que exige cuidados: Hidrate -se bem! Durma oito horas por noite, evite cafeína à tarde, faça boas caminhadas, conserve os bons ambientes. Tenha uma alimentação saudável, evitando produtos com conservantes e contra- indicados que prejudicam a saúde. 

Conheça sua personalidade, se aceite, se perdoe. Utilize os erros para saber onde precisa melhorar. Trabalhe as mudanças dos traços de personalidade que percebe que atrapalham sua vida. 

Seja empático, o suficiente para entender que o outro tem o direito, de ser quem ele é. Compreenda que pode se deparar muitas vezes com pessoas imaturas ou perversas. Isso não pode afetar você. Apenas afaste-se! 

Estude, esforce-se, busque melhorar o seu profissional pelo conhecimento do que tiver de melhor na sua área. O profissional bem preparado nunca perde espaço.

A organização é fundamental para seu desenvolvimento pessoal. Tenha uma rotina, uma agenda. Defina prioridades e tenha metas pessoais e profissionais. 

Trabalhe suas emoções. Conheça cada uma delas. Não deixe que elas dominem seu racional. Reflita sobre o que pode fazer com cada uma, para seu benefício. Se necessário, faça análise ou terapia.

Foque nas suas metas, planeje para o futuro o que quer ser e ter. Corra em busca. Não deixe que obstáculos cause desânimo. Se precisar, redirecione, opte por outros caminhos, mude a rota, selecione outros parceiros.  Não desista do que dá sentido à sua vida. A vida é curta! 

Seguir estas dicas, apesar de resumidas, não será fácil, nem rápido. Vai precisar de perseverança, tempo e poder de decisão. Mas, se você quiser realmente mudar sua vida, já conseguiu metade da mudança. Vamos começar? 


Maze Oliver - Psicanalista Clínica , pedagoga e orientadora educacional.

Se você gostou, comente e compartilhe. Obrigada!

domingo, 1 de junho de 2025

DICAS - Como lidar com um Narcisista


COMO LIDAR COM NARCISISTAS

Por Maze Oliver

Se você mora ou se relaciona com uma pessoa Narcisista, isso é, alguém que só pensa em si mesmo e o invalida o tempo inteiro (o diminui, humilha, xinga e o trata muito mau), para se auto afirmar, saiba: se a pessoa tem  realmente um Transtorno de Personalidade Narcisista, na nossa sociedade atual, não há jeito de lidar, mas você pode fazer algo. Vejamos:

Você pode ir morar bem longe dessa pessoa (se puder) ou você pode se fazer de surdo. Às vezes, não é possível morar longe pois o Narcisista é seu parente ou seu parceiro (a) e você ainda não está preparado para separar. Então, fingir-se de surdo é a melhor alternativa. Utilizar a técnica de não sou interessante! Sou como uma pedra cinza, ou sou inútil.  Nada de retrucar, explicar, discutir, trocar ofensas ou chorar. Isso tudo só piora a situação; pois o (a) Narcisista te ofenderá muito mais para desestabilizar você. Use uma linguagem interna e silenciosa (converse com você mesmo) para defender-se. Não aceite os insultos e provocações internamente. 

Entenda que o (a) Narcisista faz isso porque tem um problema, uma insegurança doentia. É um transtornado! Você não! Você é bem mais saudável já que NÃO tem a intenção de destruir os outros, para provar que é melhor. O Narcisista duvida muito de si mesmo, o tempo inteiro. Tem esse comportamento para se auto afirmar.  Para diminuir o poder dele, crie em volta de si uma aura de proteção para não deixar penetrar os insultos e humilhações. que ele faz para se sentir grande. Lembre-se: só nós mesmos podemos permitir que palavras ou atos dos outros penetrem em nosso coração. Esse poder é seu!

E por último, afaste-se dos aliados do Narcisista pois são pessoas manipuladas para que o mesmo possa manter o controle sobre todos à sua volta (geralmente os amigos).

Entenda, você pode pegar de volta o comando da sua felicidade e da sua vida. Procure ajuda! Comece agora! E se tiver uma chance, vá e não olhe para trás.

O Transtorno Narcisista tem tratamento para diminuir suas dores: trabalhar seu falso ego. A terapia ou  análise e o acompanhamento psicológico pode ajudar muito. O problema é que o transtornado acredita que não precisa, ou não quer se ver de verdade; prefere ignorar e por isso não procura ajuda.


Hoje, Primeiro de Junho Dia Internacional da Consciência do Abuso Narcisista!

Se você gostou das dicas, pode comentar e compartilhar. Abraços no coração. 

Maze Oliver (pseudônimo) - Orientadora Educacional e Psicanalista Clínica

Precisa de ajuda? Me encontre aqui mesmo nos comentários. 

Ou no Instagram :

@maze.oliver


Maze Oliver