COMO LIDAR COM NARCISISTAS
Por Maze Oliver
Se você mora ou se relaciona com uma pessoa Narcisista, isso é, alguém que só pensa em si mesmo e o invalida o tempo inteiro (o diminui, humilha, xinga e o trata muito mau), para se auto afirmar, saiba: se a pessoa tem realmente um Transtorno de Personalidade Narcisista, na nossa sociedade atual, não há jeito de lidar, mas você pode fazer algo. Vejamos:
Você pode ir morar bem longe dessa pessoa (se puder) ou você pode se fazer de
surdo. Às vezes, não é possível morar longe pois o Narcisista é seu parente ou
seu parceiro (a) e você ainda não está preparado para separar. Então, fingir-se
de surdo é a melhor alternativa. Utilizar a técnica de não sou interessante! Sou como uma pedra cinza, ou sou inútil. Nada de retrucar, explicar, discutir, trocar ofensas ou chorar. Isso tudo só piora a situação; pois o (a) Narcisista te ofenderá muito mais para
desestabilizar você. Use uma linguagem interna e silenciosa (converse com você mesmo) para
defender-se. Não aceite os insultos e provocações internamente.
Entenda que o (a) Narcisista faz isso porque tem um problema, uma insegurança doentia. É um transtornado! Você não! Você é bem mais saudável já que NÃO tem a intenção de destruir os outros, para provar que é melhor. O Narcisista duvida muito de si mesmo, o tempo inteiro. Tem esse comportamento para se auto afirmar. Para diminuir o poder dele, crie em volta de si uma aura de proteção para
não deixar penetrar os insultos e humilhações. que ele faz para se sentir grande. Lembre-se: só nós mesmos podemos
permitir que palavras ou atos dos outros penetrem em nosso coração. Esse poder é seu!
E por último, afaste-se dos aliados do Narcisista pois são pessoas manipuladas para que o mesmo possa manter o controle sobre todos à sua volta (geralmente os amigos).
Entenda, você pode pegar de volta o comando da sua felicidade e da sua vida. Procure ajuda! Comece agora! E se tiver uma chance, vá e não olhe para trás.
O Transtorno Narcisista tem tratamento para diminuir suas dores: trabalhar seu falso ego. A terapia ou análise e o acompanhamento psicológico pode ajudar muito. O problema é que o transtornado acredita que não precisa, ou não quer se ver de verdade; prefere ignorar e por isso não procura ajuda.
Hoje, Primeiro de Junho Dia Internacional da Consciência do Abuso Narcisista!
Se você gostou das dicas, pode comentar e compartilhar. Abraços no coração.
Maze Oliver (pseudônimo) - Orientadora Educacional e Psicanalista Clínica
Precisa de ajuda? Me encontre aqui mesmo nos comentários.
Ou no Instagram :
@maze.oliver
Maze Oliver
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.