terça-feira, 26 de março de 2024

CASAMENTO - Instituição falida? Nem sempre.

 


Imagem de 明辉 李 por Pixabay

COMO MELHORAR O CASAMENTO

Sabemos que na atualidade as relações matrimoniais ou duradouras estão cada vez mais em baixa. Os relacionamentos estáveis duram pouco e os divórcios são mais frequentes. Como melhorar nossos relacionamentos antes que seja tarde demais?

Um dos maiores problemas é o desejo de mudar o outro. Ao conhecermos o parceiro (a) tão de perto, queremos que mude. Se isso acontece, então vamos observar as queixas de cada lado. Nelas, estão a chave do que fazer para melhorar o relacionamento. Porém, cada um deve observar o que ele (a) reclama de você. E não adianta ficar bravo (a). Para melhorar temos que saber o que o outro quer de nós. Saber ouvir!

Uma segunda dica é ver nossos próprios defeitos, pois muitas vezes, a grande maioria, apontamos para nosso parceiro e esquecemos de ver os próprios erros. Se não conseguimos enxergar nossos defeitos, perguntemos ao nosso melhor amigo (a). Com certeza saberá nos dizer. Essas informações valem ouro e devemos ser gratos por isso. Vamos listar os NOSSOS erros e após refletir sobre eles, vejamos o que fazer para mudar. Mais uma dica: vamos relembrar nosso comportamento do início da relação.O que fazíamos para agradar? Pensemos: porque deixamos de ser o enamorado (a), para ser chato (a)? Somos muito diferentes? Mais vamos recordar: o que chamou nossa atenção no começo? Foi a diferença? Foram os pontos fortes do outro (a)? Quais são esses pontos fortes? E por último, pensemos um pouco, se não o (a) tivéssemos mais em nossa vida: o que sentiríamos falta? Quais os aspectos que trariam saudades? Façamos uma lista do que o parceiro (a) tem de BOM.

Devemos então conversar sobre as coisas BOAS da relação e depois desfrutar do poder do sentimento de restaurar as fissuras e seguir em frente. Um relacionamento é uma troca!

Maze Oliver
Orientadora Educacional, Pedagoga e Psicanalista Clínica. Texto publicado no Internet Jornal de circulação virtual
Imagem da internet.
(Texto reeditado) 

1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.