segunda-feira, 1 de abril de 2024

FILHOS, COMO LIDAR?

 

https://pixabay.com/pt/photos/est%C3%A1tua-arte-escultura-metal-5235587/




COMO LIDAR COM FILHOS ADULTOS IMATUROS

 

Convivemos hoje com uma geração de mimados: "reis, príncipes e princesas, sem tronos". Jovens criados em uma nova ordem social, um novo modelo de educação, mal interpretado. Um tempo de excesso de "informação duvidosa". Tudo isso gera rebeldia, ingratidão e imaturidade. 

 

Se você criou seus filhos com mimos e regalias, terá que reeducar para enfrentarem a vida, sendo muito mais difícil agora, já que possuem uma personalidade já formada. Terá que cortar as mordomias e se preparar para o show de reclamações, acusações e chantagem emocional.  

 

A nova ordem social conta com a globalização de ideias, onde muita coisa errada é disseminada e nesse contexto ilusório, os pais são considerados ultrapassados e imperfeitos. A maioria dos pais ficam totalmente alheios ao que seus filhos aprendem na internet e na sociedade. Muitos conteúdos psicológicos e até psiquiátricos são divulgados nas redes. Muitos jovens leigos se convencem de que foram criados por pais Narcisistas.  Se deixam levar por suas avaliações simplistas, sem profundidade. Agora todo mundo entende de tudo, todos acham que sabem diagnosticar. Isso cria revolta e muitos filhos se voltam contra seus pais. Não querem lutar por suas vidas e nem abrir mão da proteção familiar. Querem continuar no "útero" da mamãe". Para mudar é preciso os pais tomarem a decisão de "empurra-los para a vida". Essa é uma decisão muito dolorida, porém necessária. 

 

Estamos numa fase que quando a conversa não resolve é necessária uma atitude. Os filhos adultos precisam sustentarem-se e criarem seus próprios filhos, as custas do próprio suor. Quando se tem muitos direitos e nada de deveres, cria-se um delinquente.  Muitos querem "entregar" os próprios filhos para os avós. Não aceitar essas demandas exige coragem, foco e determinação. O respeite, mas também exija respeito:  agindo com firmeza estará certamente ensinando seu filho a ser adulto. 

 

Não se sinta tão culpado (a). Houveram muitos fatores para este resultado. Além da família, o social e o genético também contribuíram. E ainda se você acreditar na capacidade do filho reagir às dificuldades da vida, ele se fortalecerá e vencerá. Dê uma chance a ele de provar que é capaz, deixando-o livre para errar, cair, levantar e aprender por si mesmo. Ser uma pessoa completa.

 

Maze Oliver  é Orientadora Educacional, Pedagoga e Psicanalista Clínica. Também  é Imortal da Academia Acreana de Letras-AAL, Padroeira da Sociedade Literária Acreana-SLA e membro da ALSPA (RJ), AJEB-AC, Instituto Baronesa (RJ) e de várias academias e grupos literários brasileiros. Acesse aqui mesmo, no blog, a biografia completa. Caso desejar!

Se você gostou do texto, deixe seu comentário e volte sempre.

Estou aqui a lhe esperar! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.