quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA!


      Educação a distância é uma  forma de aprender  moderna onde a mediação é feita por meio de variadas  tecnologias. O Ambiente Virtual de aprendizagem se dá via internet. Ambos surgiram da necessidade urgente  de adaptação da escola às novas demandas educativas,  na intenção de acompanhar as transformações da sociedade. Nesta “nova” escola, professor e aprendiz estão separados  fisica e  temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em uma sala de aula.  
   Existem vários modelos de educação a distância que se diferenciam entre si: Educação on-line, Educação a Distância e E-Learning.  Cada um deles se realiza por diferentes meios. Sendo a educação a distância a mais abrangente e as outras duas citadas mais ligadas a internet.  Os ambientes virtuais de aprendizagem são transmitidos via satélite e os aprendizes acessam  as atividades educativas através de instrumentos modernos. 
      Diferente das escolas presenciais, nessa nova forma de ensinar e aprender os alunos e mediadores  se comunicam e interagem entre si indiretamente e todo o processo de aprender se dá pelos sites, e-mails, blogs,  ou ainda  televisão, rádio, telefone, fax e outros.
O aluno é sujeito de seu processo de aprender,  ele é livre para pesquisar, consultar, entrevistar, construindo assim seu próprio conhecimento e elegendo a comunidade da qual participará. Este ato demanda novas responsabilidades no ato de estudar, aprender e ensinar e, um novo comportamento de “convivência escolar”.
   Os  sistemas de Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem  devem ampliar o acesso às camadas sociais menos favorecidas pois uma grande parte da população brasileira  não tem oportunidade e condições de participar desse novo modelo de escola que requer tempo, dinheiro e novos conhecimentos próprios dos instrumentos de mediação. Esses,  ainda são sistemas elitizados de educação. A escola presencial precisa incorporar essa nova forma de ensinar e aprender, implantando programas para diminuir a distância entre o povo e estes novos sistemas de ensino.

15 comentários:

  1. Amiga Mazé! O ensino a distância hoje é um fator muito importante, pois em muitos casos a falta de tempo em cursar uma escola todos os dias faz com que o indivíduo não consiga uma formação. É fato de que tem que ser supervisionado e levado com seriedade não é mesmo? Vim para deixar meu carinho para vc amiga. Com carinho. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga seu blog é muito interessante, gostei muito deste texto sobre ensino a distância

    ResponderExcluir
  3. Oie sumidinha rsrsrs...saudades ....muito legal a sua postagem ...educação a distancia ..conheço pessoas que precisavam fazer esse curso kkkkkksão tão sem educação kkkkkkkkkkkk....vim desejar uma feliz primavera..aparece tem dicas de beleza..tendências primavera verão 2013..Feliz semaninha !!! se cuide fique com Deus!!!
    http://www.dicasdebelezadanadja.blogger.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com este espaço tão lindo!!!
    Ensino à distancia muitas vezes é solução para muitos problemas: horários, distância, tempo...
    Eu já utilizei este método em formações profissionais que de outra maneira não teria sido possível fazê-las.
    Um abraço
    anacosta

    ResponderExcluir
  5. Estou verdadeiramente encantada com este espaço tão lindo e maravilhoso!!!
    Ensino à distância hoje em dia resolve metade dos nossos problemas pois ele faz encortar distâncias, suprime horários e a falta de tempo deixa de existir.
    Eu já fiz algumas formações profissionais utilizando este método e que de outra forma seria impossível fazê-las.
    Um abraço
    anacosta

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga
    Vim agradecer a sua carinhosa visita ao meu cantinho!
    Que Deus abençoe e guarde hoje e sempre!
    Com carinho
    Abraço amigo e muito obrigada pelo carinho de sua amizade!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  7. lindo poster amiga! parabens pela escolha do tema. beijos na sua alminha linda

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga que legal falar sobre esse assunto. Pois ele facilita muito a vida de quem não tem tempo para fazer a presencial. É claro que precisa de muita diciplina e dedicação do aluno nesse processo,
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Maze, Temos que ir de encontro com toda a modernidade que nos é oferecida, porém tem muitas coisas desfavoráveis neste ensino. Fiz curso superior pelos métodos tradicionais e depois para conhecer esta forma de ensino me dispus a fazer este ensino à distância. Creio que quem o faz tem que estar apto a uma disciplina muito grande, ter conhecimentos prévios ou estar muito disposto a procurá-lo. Via as meninas que saiam do ensino médio e iam fazer Pedagogia e a catástrofe era muito grande. Além de ter licenciaturas como Letras e Matemática que não dá para aprender à distância salvo os auto didatas.
    Um abraço

    Seu espaço é excelente!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo um curso a distancia. Da pra unir u útil ao agradável. Útil em saber e agradável de poder ficar em frente ao computador. Tenha um otimo domingo amiga querida. Saudades Dado

    ResponderExcluir
  11. OLÁ DOLADINHA...UMA SEMANINHA BEM CHEINHA DE AMOR,,PAZ E SAÚDE PARA VC... Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que a credita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor FELIZ DIA DA CRIANÇA E NO MEU BLOGGER TEM FESTINHA PARA NÓS ETERNAS CRIANÇAS !!

    ResponderExcluir
  12. Olá,MAZE! Como vai?
    Há muito tempo não te visitava! Seu posts sempre inteligentes!
    A Educação à distancia é muito importante aos que não têm acesso a escola normal, seja a criança ou o adulto!!!
    Quando tiver um tempinho ,apareça no meu Blog do Casal de Lobos, voltei a postar por lá!
    http://casaldelobos5.zip.net
    bjinhossss, MARY.

    ResponderExcluir
  13. Olá!Mazé..que bom te rever e receber sua visita no meu novo blog..agora voltei com o eternamente-contigo também vui?seja bem vinda nos 3...pois tenho o de Cards também...olha!acho o máximo esta modernidade no ensino...facilita muito...tenho dois irmãos que fazem faculdade via net e gostam muito...isto para eles que tem pouco tempo ajudou muito...ma abençoada semana!querida!um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Maze!
    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  15. Já fiz vários cursos nessa modalidade e recomendo...bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.