BIOGRAFIA

BIOGRAFIA E CURRÍCULO CULTURAL RESUMIDOS


BIOGRAFIA 



      Maze Oliver cronista, contista  e poetisa, nasceu no Estado do Acre. Formada em Orientação Educacional pela Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Acre, com pós-graduação em Ensino Infantil e Fundamental. Foi presidente da Associação Acreana de Cinema e coordenadora do Centro de Comunicação e Formação da Diocese de Rio Branco. Por muitos anos exerceu a função de coordenadora pedagógica e de ensino em  escolas da rede municipal e  estadual de Rio Branco, onde junto com a  gestão, deu assessoria ao desenvolvimento de  projetos voltados à formação de pequenos leitores. Atualmente é membro fundadora e ex-presidente  da Associação Sociedade Literária Acreana entidade que tem como objetivo principal auxiliar jovens escritores, gestão 2017 a fevereiro de 2019.
     Iniciou seus registros escritos em 2009 na internet através deste blog pessoal que lhe oportunizou participar de uma Associação Internacional de Blogueiros de intensa atividade.  Também é membro da Academia Nauta de Letras. O registro deste trabalho encontra-se nos links,  nos blogs citados abaixo:

http://ostradapoesia.blogspot.com

 http://umpensamentovirtual.blogspot.com   

   Sua primeira obra impressa foi o livro de poemas DEVANEIOS publicado em 2015,  no Clube de Autores pela Editora Sanches. Participou das antologias  Poetas no Divã e Diário das Almas Femininas ambas da Editora Sanches  e já possui outras obras publicadas: O conto infantil A Poção Mágica (2016),  o livro infantil de poemas Frida Poeta, o livro de poemas para adultos Paixões e Beleza misteriosa, um conto para adolescentes (2019). Todos publicados no clube de autores com livre compra para todos os países. Escreve no momento,  com o apoio do grupo literário Sociedade Literária Acreana (SLA), que ajudou a fundar em 2015. Pretende publicar um novo livro de memórias, em breve.
  Atualmente faz parte de varios grupos literários: Sociedade Literária Acreana (SLA), Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Acre (FALA-AC), Movimento União Cultural (SP) e Academia Internacional da União Cultural (RJ).


 Bjokas no coração!






CURRÍCULO CULTURAL RESUMIDO


Maria José da Silva Oliveira, de nome artístico Maze Oliver (sem acento por opção) 62 anos, atuou como professora, coordenadora de ensino e pedagógica, em gestão pedagógica e em direção de espetáculos teatrais, danças, coreografias, contação de histórias, recitais, saraus, seminários, palestras, etc., em escolas municipais e estaduais por 37 anos.  Aposentada em 2017, agora se dedica na produção literária de suas obras e apoia entidades literárias e culturais.

DADOS PESSOAIS
Nome: Maria José da Silva Oliveira
Endereço virtual: mazeoliver1@gmail.com


FORMAÇÃO ACADÊMICA
1.     
          Graduação em Pedagogia (UFAC) – 1988;
A formação no Curso de Pedagogia (grade antiga) com especialização em Orientação Educacional, habilitou-a ser professora das disciplinas de caráter pedagógico e artístico no Ensino Infantil, Fundamental e Médio;
2.       Pós -Graduação em Metodologia do Ensino Pré-Escolar e Fundamental (UFAC) -1995;
3.       Programa de Formação de professores alfabetizadores - SEE - 2004;
4.       Programa Gestão de Aprendizagem escolar - GESTAR - SEE - 2004;
5.       Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado - SEE - 2001    
       Até 2017 (Muitos outros cursos na área de educação);
6.       Oficina de Criação Literária - SESC – 2018
       Oficina de Literatura - SESC - Formador Gregório Filho - 2018

PRÊMIOS
1.       
       Melhor roteirista- Filme "Menina mãe" - FEM -  1998
2.       Melhor vídeo - Categoria Ficção -  FEM - 1998
       Melhor vídeo - Categoria Documentário  - 2000
3.       Melhor blog Educativo - 2012/2014 - https://umpensamentovirtual.blogspot.com/

TÍTULOS:
1.      
     
2.      Presidente da Sociedade Literária Acreana - SLA - Biênio 2017/2019;
3.     Membro Efetivo da Academia Nauta de Letras - http://ostra-da-poesia-as-         perolas.blogspot.com/p/anl.html;
      Blogueira - desde 2009 - Site com endereço virtual:   http://umpensamentovirtual.blogspot.com;
      Fundadora e Segunda Tesoureira da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Acre -Biênio 2018 /2021;
      Conselheira Regional do Movimento União Cultural- Taubaté - 2016  (SP)
      Membro fundadora da Academia Internacional da União Cultural -  2019  (RJ) .


4.      
HISTÓRICO CULTURAL


1.    Foi Presidente da Associação Acreana de Cinema (ASACINE) com um trabalho reconhecido no meio cultural, desenvolveu projetos e dirigiu filmes. Na época em que atuou no cinema acreano, ganhou prêmios em dois festivais de vídeos, com os filmes Menina Mãe (melhor roteiro) e a obra A História Musical do Grupo Capu (melhor vídeo).
2.       Foi Coordenadora do Centro de Comunicação e Formação Dom JulioMattioli, da Diocese de Rio Branco, por dois anos (2006 e 2007), comandou um site virtual, dirigiu e atuou como locutora no programa de Rádio Somos Todos Irmãos e também gerenciou o  Informativo (jornal diocesano) com o  mesmo nome.
3.       Publicou no maior site de auto publicação da América latina, o Clube de Autores: CINCO OBRAS, sendo três de poemas DEVANEIOS (2015), PAIXÕES (2019) e FRIDA POETA(2019), um conto infantil A POÇÃO MÁGICA (2016),  que ora divulga e atua como contadora do referido conto; um conto para adolescentes BELEZA MISTERIOSA (2019). Atualmente escrevendo o conto para jovens e adultos MORGANA, com publicação prevista para 2020.
4.              Fundou em 2015 um grupo informal de cultura com amigos escritores e artistas e em 17 de dezembro de 2016, o grupo foi transformado em associação. Atualmente está legalizado com o nome de fantasia Sociedade Literária Acreana – SLA, cuja missão é incentivar e auxiliar novos autores e artistas a produzir e divulgar suas obras. Tem atuado já por quatro anos desde em caráter informal nas escolas públicas, particulares e instituições levando a literatura acreana a conhecimento desses grupos, arrebatando novos poetas e amantes da leitura ou da Arte em geral.
        Junto com ativistas culturais da SLA  foi criado o Jornal DIÁRIO DO POETA que tem servido de ponte entre os artistas do povo e seus leitores. O Diário vem se destacando cada vez mais em cada edição. Na quarta edição a equipe iniciou a promoção do concurso de poemas que irá fortalecer o movimento de poetas e incentivar a escrita de novos poemas. O mesmo já está em sua oitava edição (2019), veiculado para todo o Brasil, via internet e impresso.
         Pretende participar ainda de outros grupos na esfera cultural por dispor de um tempo maior agora, para dedicar-se a cultura do estado.
5.         Direção de eventos e espetáculos ligados a literatura (2015 a 2017);
6.      Direção de espetáculos estudantis, recitais, saraus, na escola, etc. (anos anteriores até 2019)

Fontes, Fotos e matérias:


1.       Site da Diocese de Rio Branco:
www.dioceseriobranco.com.br (2006 e 2007)
2.       Blog escolar:
escolailkamaria.blogspot.com
3.       Página no face book:
 Ilkamariadelima/facebook.com
4.       Blog pessoal:
umpensamentovirtual.blospot.com
5.       Site pessoal:
maze.pag.zip.net
6.       Página da entidade:
 http://www.facebook.com./Sociedade-Literaria-Acreana