sábado, 7 de julho de 2012

ACRE, FESTA JUNINA!


     No Estado do Acre Festa Junina dura quase três meses. O mês de Junho já acabou,  porém a festa atinge o auge com o grande Arraial do Governo e de entidades organizadas. Até no mês de Agosto ainda se vê arraial ou festa folclórica com arrasta pé caipira. Costume herdado dos nordestinos durante o período de ocupação das terras acrianas ou acreanas, mas que ganhou originalidade e vida própria,  pois evoca a vida nos seringais e  a tradição do povo que foi se desenvolvendo na floresta nativa. Neste ano uma homenagem a Luiz Gonzaga no maior arraial do Acre.
Barraca de Festa Junina / Arraial  do Governo / Acre  2012


Quadrilha Pega Pega / Arraial do SESC / 2012


    Acontece em vários cenários das cidades,  mas em alguns aspectos todas são comuns: muita animação, alegria e muito riso com os casamentos caipiras realizados em tom de brincadeira. É comum também a festa ter um tema ou as organizações  fazerem homenagens.  Neste ano,  o homenageado foi Luiz Gonzaga. 

    Algumas quadrilhas tradicionais de Rio Branco trouxeram em seus adereços uma lembrança do Rei do Baião. Além da apresentação das quadrilhas,  as festas também contam com outras atrações como:  shows de músicas e de fogos, folguedos,  contação  de causos caipiras, concursos de rei e rainha caipira, jogos e as tradicionais rodadas de bingos.


A culinária da festa também é especialíssima e o público  pode encontrar o pirarucu ao molho do açaí, tacacá,  rabada no tucupi, galinha cheia, coxa de porco e  doces especiais da tradição acriana. As barracas  vendem  desde artesanato, comidas e  até recadinhos do amor.

Barracas de vendas / Arraial do Acre 2012

Turma da Barraca do Amor / Arraial do Governo /  Acre 2012
O figurino colorido, muito enfeitado  e  marcado por  estampas floridas ainda conserva  um leve toque  do  seringueiro. O casamento caipira geralmente resgata o poder do patrão na personalidade das antigas lideranças dos seringais  representando os coronéis de barranco, na época autoridade máxima por essas bandas. Os contadores de causos, as músicas e os desafios  remontam a vida do caipira, sua aventura nos varadouros do seringal ou no dia a dia da colonia e a vida na mata.


Festa em Escola Infantil /  Arraial do Acre

A festa continua  não apenas nas grandes instituições,  mas também  nos bairros,  igrejas,  escolas e até nas ruas mais animadas.  De uma forma ou de outra,   esta cultura chega  a atingir milhares de pessoas. E  o povo vai esquecendo as tristezas e alegrando o coração, dançando e contando suas  histórias de geração em geração.




                                                Bjokas no coração!


11 comentários:

  1. Maze, quanto tempo não venho no seu blog estou com saudades.
    Adorei sua postagem referente a festa junina pena esse ano não pude ir nenhum lugar.
    Uma linda semana beijos,Evanir.

    ResponderExcluir
  2. Mazé, parabéns pela linda postagem. Essas manifestações tradicionais vêm da alma do povo brasileiro e não podem desaparecer. As festas juninas, antigamente tão celebradas, aos poucos estão desaparecendo, em muitos lugares, por este Brasil afora. Com tristeza vejo, aqui no estado de São Paulo, alguns professores desavisados substituindo as tradicionais quadrilhas por dança “country”. Não tenho nada contra a música dos USA, principalmente a música “country”. É uma manifestação popular daquele povo e eu até gosto de ouvir. Mas, convenhamos, que os americanos fiquem com suas tradições e os brasileiros fiquemos com as nossas.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que durava tanto tempo assim, hoje em dia por aqui onde moro quase nem vejo mais esse tipo de comemoração as coisas vão mudando.

    ResponderExcluir
  4. Oie doladinha vim rapidex te ver ...e trazer essa frase que gostei muito !!Cada um recebe de acordo com o que dá. Se você der ódios e indiferenças, há de recebê-los de volta. Mas se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e amor !!!Adorei e vc?????

    ResponderExcluir
  5. Minha querida

    Passando para agradecer a visita e deixar um beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha querida, eita diaxo vou para ACRE festejar o Luiz, esse tinha que ter festa o ano inteiro não é, passando para te deixar meu carinho e desejar que seu dia seja repleto de harmonia e paz, bjs no coração.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  7. Excelentes as fotos da festa junina Maze.Amiga viemos desejar uma tarde de felicidades e paz. beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro festas juninas! Pena que aqui no Sul tem pouco disso!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga, estou criando outro novo espaço em meu site, dedicado aos poetas. Trata-se de uma estante com livros virtuais e não poderia faltar o seu livro nela, assim como de outras personalidades que tambem admiro. Para isso cada poeta ganhará um blog com um email e senha ja pre estabelecidas. O do do poeta mario neves e Alvaro josé, ja esta pronto e apenas aguardando a sua aceitação em participar. Este blog será seu e vc ira postar seus poemas da mesma forma que sempre fez, porem ao concluir suas postagens automaticamente aparecerá em meu site. Apenas vc amigo ira postar no blog e uma vez dado o email e a senha do novo blog deletarei do meus docts. Sendo assim o blog sera de sua responsabilidade e de seu uso exclusivo.

    ResponderExcluir
  10. Iupiii!oi querida...vim te ver aqui...que legal..juro que eu não sabia que as festas no Acre duravam tanto tempo assim..que delícia que deve ser.eu adoro festas juninas..pena que aqui no estado de São Paulo elas passam tão rapidas...mais no mes de junho mesmo...não fico um só ano sem ir pois no clube que frequento aqui todos os anos tem...adoro a quadrilha...dançei muito quando era criança na escola e meus filhos também...agora vou acompanhar a Maria Fernanda...que como vc já vui já tem até roupinha de caipirinha...adoro esta epóca...e já pulei muita fogueira!eheh!beijinho um feliz final de semana!fica com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Que linda as roupas
    3 meses de festa Juninas? Não sabia disso!
    Brigada Maze por nos educar um pouco mais sobre esse estado tão interessante que é o Acre!

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.