quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ESCOLAS, EM RETA FINAL!

Neste mês de novembro já nos encontramos na reta final para encerrar o ano letivo. Grandes esforços empreendidos durante todo o ano para alcançar nossos objetivos. Socializar o conhecimento! Professores e crianças já cansadas,  é hora de pensarmos em atividades lúdicas, interessantes e desafiadores para continuar o processo ensino prendizagem sem muito stress.



Pesquisar atividades, trocar experiências com colegas profissionais, tudo pode ser válido para não pararmos nossa caminhada. Com as crianças menores de 1º e 2º Ano,  podemos utilizar a fantasia dos pequenos e investir na contação dos contos de fadas, dramatização, ilustração de partes das histórias, formando sequência lógica. Estas últimas atividades substituem as interpretações escritas e as crianças adoram. Para a escrita pode-se trabalhar com a escrita de cartas entre as personagens dos contos. A montagem de saraus de poeminhas,  com sistema de oficina de autoria,  também é uma boa idéia para manter as atividades de leitura e escrita.

 Em Ciências,  pode-se  fazer pesquisas nos jardins ou áreas da escola (ou próximas) para encontrar pequenos animais, a partir daí estudá-los, folher livros para encontrar informações sobre eles para ler para os colegas,  fazer um livro ou mural de imagens com informações dessses animais. 

Na Matemática utilizar as coleções de dardos, figurinhas ou outro objeto das brincadeiras dos alunos para as contagens, sobrecontagem e probleminhas, inclusive elaborados pelos próprios alunos. Na Geometria,  pode-se trabalhar com caixinhas de várias formas e tamanhos para criação de brinquedos, castelos ou  cidades  com os  alunos.

A idéia é sermos criativos o bastante para ativar o interesse dos alunos e manter o nível das aulas até as avaliações finais. Se você gostou ou  tem  outras idéias bacanas, manda aí!...Rs... Será muito bacana trocar sugestões!

Bjokas  no coração!

7 comentários:

  1. Oi minha querida!
    Vim voar mias uma vez nesse seu cantinho tão mágico e desejar maravilhosa semana.
    Adoro esse bichinhos verdes "pulantes" aí do lado.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. UFFFFFFFFA!!!
    Vc comentou em meu blog e deixou seu link errado. Tentei entrar e não abriu. Por isso achei que vc tivesse fechado seu blog. peço desculpas.
    Tenha uma otima semana.

    ResponderExcluir
  3. Oie doladinha tá melhorzinha??? é verdade os professores vão descansar um pouco !Vim agradecer a sua presença no meu niver valeu ...bombou legal mesmo kkkkk..e querida atualizei a casinha inteira..pois dia 8/12 irei para os bracinhos de Drikinha em Buenos Aires só voltarei dia 20/12 com ela ,,,ainda vamos nos esbarrar antes do Natal....beijus feliz semaninha !

    ResponderExcluir
  4. Professora dedicada sempre preocupada com o bom nível do aprendizado,minha admiração e um carinhoso beijo do.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga ja coloquei os presentes em minha arvore de natal. va lá e procure o seu. Calma e persistencia. Tbm quero convidar vc a ver o destaque que ganhei no palacio Real. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde minha afilhada espero te encontrar com a saúde melhor e menos tortinha :) tudo há de melhorar minha amiga... Mazezinha no Boas Festas da Ilha começou a votação para as Tags e Poesias, vai lá e vota com o coração ok? e lembrando tu é uma das participantes das poesias kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beijos minha querida. Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite!!!
    Venho do CVC do nosso amigo Dado fazer-lhe uma visitinha e oferecer meu award. Tudo maravilhoso aqui e a idéia do Dado sensacional. Está proporcionando conhecermos novos blogs e rever outros. Bjos!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.