segunda-feira, 9 de maio de 2011

O MENININHO

Uma manhã quando o menininho estava na escola, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho. Vai ser muito legal!

- Que bom! pensou o menininho. Ele gostava muito de desenhar!
Ele podia fazer desenhos de todos os tipos: carros, meninos, bichos, casas, aviões e barcos. Pegou sua caixa de lápis colorido  e começou a desenhar. Mas a professora disse:
- Esperem um pouco,  vou falar a  hora de começar!
E ela esperou que todos estivessem prontos.

Aula de Artes Visuais
 - Agora! Disse a professora - Nós iremos desenhar flores.
- Que bom!  - Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar flores de todas as cores: amarela, rosa e azul. Mas a professora disse:
- Esperem vou mostrar como  devem fazer.

E a flor era vermelha, com caule verde.
E todos desenharam uma flor vermelha com o caule verde!

Num outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse:
- Hoje vamos fazer alguma coisa com barro.
- Que bom! - Pensou o menininho. Ele gostava de fazer muitas coisas com barro.

E ele pensou em fazer todos os tipos de coisas: patos, cachorros, carrinhos, ônibus;
e começou a amassar uma bola de barro.
- Esperem! Ainda não é hora de começar... E ele esperou...

Agora ! Disse a professora, nós iremos fazer um prato.
 - Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse: - Esperem vou mostrar como se faz. E ela mostrou como se faz um prato.
Assim, agora vocês podem fazer!

O menino olhou para seu prato e para o da professora, e gostou mais do seu. Mas não podia falar. Então amassou seu prato e fez outro igual ao da professora. E muito cedo aprendeu a não fazer mais nada por si próprio.

 Adaptado do  texto O MENININHO - De Helen  Buckley

* Apesar de muitos professores ou escolas valorizarem muito mais as aulas de Língua Portuguesa e Matemática em detrimento de outras disciplinas,  as aulas de Arte  formam identidade e autonomia quando trabalham com a livre expressão do aluno. O texto acima nos mostra o que a escola, um professor, ou até mesmo a família  podem fazer com o potencial criador de um ser humano!
* Atenção: a foto é apenas ilustração, portanto,  não trazuz ao que se refere o texto.


                                                                                       



       Maze Oliver / Bjokas no coração!
-

17 comentários:

  1. Sabe, Mazé. Existe uma tendência de muitos profissionais quererem fazer as coisas sem consultar, ou sem perceber, os desejos da pessoa. Isso acontecece com decoradores, com arquitetos, etc. Minha filha Lu, que você conhece pelo blogue "...eeepa", desde muito cedo apresentou uma tendência para o desenho. Ficava horas na frente da TV, desenhando personagens de desenho animado. Na época, consultamos uma amiga nossa, artista plástica, para saber se seria conveniente encaminhá-la a uma escola de desenho. "De jeito nenhum! Vão viciá-la! Apenas forneçam material de desenho à vontade e deixem que ela siga sua tendência", foi a resposta. E fizemos assim. E ela se especializou em desenho infantil, já tendo ilustrado livros e revistas. Também trabalha com desenho animado, já tendo, até, trabalhado em desenhos de longa metragem para a Disney. Gosto e criatividade são inerentes à pessoa. Não se mexe com isso. Caso você queira ver trabalhos de desenho da Lu, entre no blogue específico que ela tem:
    http://lucianadesenhista.blogspot.com/
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Oie doaldinha ..nossa um tempão que ñ vinha aqui te visitar.. mais tô aqui kkkkk para te convidar ganhei um lindo blogger de poesias de amigos...no BBB2 de blogger ...que participei ..te espero para conhecer ok!!
    http://petalaserosas.zip.net/

    Sobre o seu texto ..muito legal um ensinamento !!!b-jus feliz semaninha fuiiii

    ResponderExcluir
  3. Perfeito texto Mazé. A criatividade nata de alguém deve ser estimulada, o ensino forçado deve surgir apenas para algumas correções que se façam necessárias. Minha cara, pode pegar sim o texto do blog para ler para os pais de alunos, acredito que será de muita valia. Beijo querida, até logo mais.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante.... nunca pensei nesse lado controlador da educacao... fica pra refletir e passar adiante.
    Bj e fik c Deus.
    Obs: Estamos com um projeto de posts coletivos chamado Projeto 10 em 10. A intenção é que fazer 10 fotos, em 10 horas diferentes do seu dia, colocar tudo junto e publicar.Tá a fim de aderir no próximo mês?!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mazé, Esta professora aí é uma castradora! O verdadeiro educador é semelhante a um parteiro, porque o parteiro tira o humano do humano. Assim deve ser o educador: aquele que tira de dentro das pessoas o que já existe de humano dentro delas. Educação significa: o processo de tirar de dentro duma pessoa, ou levar para fora duma pessoa, alguma coisa que já está dentro, presente na pessoa. As pessoas possuem potencialidades próprias, que vão sendo atualizadas, colocadas em ação e desenvolvidas através do processo educativo. Mas, por que não prevalece o processo de desenvolvimento do individuo a partir dele mesmo? Porque este modelo consiste em não dar respostas, consiste em fazer perguntas, levando o individuo a pensar, até que ele mesmo se dê conta de suas contradições. Esta proposta, claro, desagrada os dono do poder!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mazé, como vai? Amei a sua visitinha carinhosa. Obrigaduu. Tomara que nos tornemos boas amigas. Olhe, perambulando pelo seu cantinho, gostei muito do seu perfil. Temos algo em comum: Também gosto de conhecer outros lugares, saber como vivem as pessoas. Bem querida, ofereço-lhe o meu award com carinho. Boa semana com muitas alegrias e realizações. Beijosss

    ResponderExcluir
  7. A Criatividade do aluno tem que partir de dentro dele. Professores não podem exigir tanto assim de um aluno, tem que estimular o aluno para aperfeiçoar a sua arte. Seu potencial vai se desenvolvendo conforme o processo na educação. Gostei muito de conhecer seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário de que a criatividade deve partir de dentro do aluno pode ser relacionado com a teoria do Apriorismo, onde as estruturas do conhecimento estavam pré-formadas dentro do indivíduo e o processo de desenvolvimento de uma pessoa seria um constante desabrochar de suas características internas (genética), a criança teria tudo dentro dela só precisaria desabrochar. Era valorizada a imaginação, a forma de livre-expressão, não havia uma autonomia, a criança era um sujeito passivo. Sobre isso, Viktor Lowenfeld disse que: "a criança refugia-se num estado de espírito passivo que é indesejável" (p.39). A preocupação passou a ser a criatividade e livre-expressão da subjetividade do aluno, o que se daria pelo "desenho livre", desta forma o conhecimento da arte foi menosprezado; não se acreditava mais em "conteúdos" e veio um espontaneísmo infrutífero. Graças ao Interacionismo que vivemos hoje, podemos ter a interação entre o sujeito e objeto, a arte não é apenas uma livre-expressão, o homem responde aos estímulos externos agindo sobre eles para organizar o seu próprio conhecimento e temos a construção da linguagem do desenho.

      REFERÊNCIAS
      LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1976.
      ROSSI, M. H. W. O Desenvolvimento Expressivo. In: POLETTO, R. C. [et al.]. Pensamento, linguagem e desenvolvimento infantil. Caxias do Sul, RS: UCS EAD,2006.

      Excluir
    2. Este comentário de que a criatividade deve partir de dentro do aluno pode ser relacionado com a teoria do Apriorismo, onde as estruturas do conhecimento estavam pré-formadas dentro do indivíduo e o processo de desenvolvimento de uma pessoa seria um constante desabrochar de suas características internas (genética), a criança teria tudo dentro dela só precisaria desabrochar. Era valorizada a imaginação, a forma de livre-expressão, não havia uma autonomia, a criança era um sujeito passivo. Sobre isso, Viktor Lowenfeld disse que: "a criança refugia-se num estado de espírito passivo que é indesejável" (p.39). A preocupação passou a ser a criatividade e livre-expressão da subjetividade do aluno, o que se daria pelo "desenho livre", desta forma o conhecimento da arte foi menosprezado; não se acreditava mais em "conteúdos" e veio um espontaneísmo infrutífero. Graças ao Interacionismo que vivemos hoje, podemos ter a interação entre o sujeito e objeto, a arte não é apenas uma livre-expressão, o homem responde aos estímulos externos agindo sobre eles para organizar o seu próprio conhecimento e temos a construção da linguagem do desenho.

      REFERÊNCIAS
      LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1976.
      ROSSI, M. H. W. O Desenvolvimento Expressivo. In: POLETTO, R. C. [et al.]. Pensamento, linguagem e desenvolvimento infantil. Caxias do Sul, RS: UCS EAD,2006.

      Excluir
  8. OI Boa noite, vim conhecer seu blog e agradecer sua visita e comentario la na revista virtual do Dado, onde deixo minhas dicas de moda.
    Adorei seu post, super interessante e nos faz refletir nas maneiras como os educadores, sejam professores, pais ou qualquer pessoa que tenha influencia nas vida de uma criança age e como isso afeta ate mesmo no carater da criança...
    Otima reflexão...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. correção vc estreia na copa blog do dia 29 de maio ao dia 01 de junho

    ResponderExcluir
  10. Oi Mazé, muito oportuno o texto que postou em seu blog! Considero de extrema importancia este tipo de "Tomada de consciência", em que os adultos dendem a rotular e limitar a criatividade do ser em desenvolvimento. Pois como Terapeuta e estudante de Psicologia, acretido que esse tipo de comportamento traduz o medo de dar poder as pessoas. A criatividade é um grande "poder", pois é através dela que nos tornamos livres e felizes. E infelizmente, essa condição natural das pessoas é tolida por aquelas ouras que precisam estar sob o comando das mesmas!
    Estou acompanhando seu blog! Já o indiquei para amigos!
    Apareça lá no meu, pois tenho algumas mensagens novas bem interessantes. Apareça também lá na revista, ela está muito linda!!Beijos e um lindo find pra você, cheio de luz e amor!! Mjoe Hartz

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga tudo cor de rosa? vim te convidar a participar do 4º Pena de Ouro o convite está na minha Ilha acima das postagens. Estou te esperando no ostra, seja como participante ou apreciadora da poesia. beijos no coração!

    ResponderExcluir
  12. Oie amiguxinha linda tô mortinha..por isso que sumi..foi o niver de 60 aninhos de Edu ...MEU MARIDINHO...foi linda a festa ..quase matei o homem de emoções kkkkkk...aparece para ver as fotitas...mas senta ..pega um cházinho com torradinhas... pois meu bloguxo abre devagar em kkkkkkk..mas vale a pena...mas se vc tiver o google chrome ai sim abre rápidinhokkkk !!!beijus feliz semaninha fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  13. ola, e um grande prazer comentar aqui, seu blog é otimo, venho lhe pedir que no dia 2 de junho vote em minna copa blog obrigado.

    visite meu blog: www.pcezarfut.zip.net abraço

    ResponderExcluir
  14. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    MAZÉ

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  15. Amiga os confrontos eu fiz por sorteio, lamento vc concorrer com a Lindalva mas sempre procurei ser o mais correto possivel. Se vc acha que será dificil, saiba que a lindalva pensa o mesmo. Um abraço dado

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.