segunda-feira, 9 de setembro de 2024

DICAS PARA BUSCAR O AMOR

 

Foto de Maze Oliver


       O AMOR

                                                                            

      O que é o amor? 

     Existem várias definições de amor. Dependendo do sentido da palavra e tipologia do amor defendido. Falando da experiência do amor real e verdadeiro, estaremos definindo algo muito complexo e profundo. Segundo o Filósofo Platão " O amor verdadeiro ou é eterno ou não é amor." Outros sábios nos dizem: "O amor é a busca daquilo que nos falta para sermos completos como ser humano". Diante disso, podemos afirmar que talvez uma existência seja pouca para conseguirmos experimentar o verdadeiro amor. Amor é energia que nos conduz á ação. 

     Uma PRIMEIRA DICA que nos ajudaria: Precisamos nos conhecer enquanto seres imperfeitos que somos. Descer ao fundo do poço para depois nos reconstruirmos. O amor é o resultado de uma luta interior, onde o orgulho e a vaidade devem ser vencidos. Temos que conhecer o monstro que existe em nós, para nos lapidar e renascermos como uma nova criatura. Ao descobrir nossos defeitos vamos parar de julgar o outro que convive conosco. É um erro nos olharmos como seres perfeitos! 

     A SEGUNDA DICA é: Fazer o bem, sem esperançar a troca. O amor exige de nós uma ascensão, o crescimento enquanto ser humano. Amor e divino caminham juntos. Não poderemos crescer sem melhorar nossos defeitos e corrigir certas debilidades, como o egoísmo, por exemplo. Ter o amor como moeda de troca é mesquinharia! E na maioria das vezes, somos mesquinhos. 

      A TERCEIRA DICA é a necessidade de nos tornarmos inteiros. Porque o outro é outra pessoa, com decisão e desejos próprios. Não é a nossa metade. Ninguém irá preencher o seu vazio. Por isso, precisamos vencer a superficialidade, nos tornando únicos e completos na nossa individualidade, para sermos capazes de termos relações profundas com alguém. Seja esse alguém nosso parceiro, membro da família, um amigo ou outrem.

       O amor é uma habilidade natural e inata, nasce da ânsia de amar e ser amado, a necessidade mais importante da nossa vida.  Ele está na nossa essência e é pura energia para as experiências que nos levarão à transformação, o compartilhar e a tempos de felicidade (ou não). Só precisamos por vezes relembrar e não resistir; porque o medo muitas vezes nos afasta do amor. 

 (Texto revisado)

Maze Oliver - Orientadora educacional, pedagoga e  psicanalista clínica. Imortal da Academia de Letras - AAL e Membro fundadora da Sociedade Literária Acreana, ALSPA, outras academias e grupos de escrita. Biografia detalhada aqui mesmo neste blog em página específica.