segunda-feira, 26 de maio de 2025

BEBÊ REBORN

 Por Maze Oliver

Imagem IA

O QUE FAZ UMA PESSOA INTERAGIR COM UMA BONECA COMO SE ELA TIVESSE VIDA? 

 

   A Psicanálise nos mostra que esse tipo de comportamento pode ter sido gerado de uma situação mal resolvida que foi represada no inconsciente. A pessoa tentando resolver essa dor, embora isso não seja consciente, repete padrões de comportamentos, muitas vezes considerados “esquisito”. Isso pode acontecer por carência afetiva, luto, desejo, perdas ou ainda necessidade maior de amar, quando ultrapassa o senso de realidade. Ou ser simplesmente "um faz de conta": jogo lúdico.

   De forma alguma a Psicanálise considerará esse "jeito" de resolver uma questão interna, certo ou errado. Entende-se como uma forma de aliviar um sofrimento que para a pessoa pode ser insuportável. Nesses casos, ela sempre irá tentar suprir o que lhe falta, mesmo que simbolicamente.  

   Para descobrir os motivos, a análise se faz necessária para uma investigação no inconsciente, buscando o que levou a esse ou aquele comportamento, não no sentido de consertar ou corrigir, mas de ressignificar esses motivos, para que ela possa conviver melhor com a realidade. Isso poderá aliviar o sofrimento, ou a libertará. A Psicanálise atua sempre na busca de uma melhor qualidade de vida para quem procura essa ajuda.

 Se você sente que algo lhe falta ou sente angústia sem saber o motivo e isso lhe traz muito sofrimento, procure ajuda! 

 

Maze Oliver (pseudônimo) - Orientadora Educacional e Psicanalista. Associada ao Conselho Brasileiro de Psicanálise Clínica. 

Atendo online e presencial. 


sexta-feira, 23 de maio de 2025

POEMA - Meus poemas

 Por Maze Oliver

Arte da REVISTA produzida pela Editora Baronesa - RJ

Se você gostou, comente e compartilhe. Aguardando sua próxima visita.

 Maze Oliver (pseudônimo) - Pedagoga e Orientadora Educacional formada na universidade Federal do Acre 
(UFAC)
Psicanalista Clínica pelo Centro de Hipnoterapia Fênix (CEHIFE)
Membro fundadora da Sociedade Literária Acreana (SLA)
Membro fundadora da Federação de Letras e Artes do Estado do Acre (FALA-AC)
Acadêmica eleita da Academia Acreana de Letras (AAL) - AC
Membro da Academia Internacional de Cultura -  RJ
Membro fundadora da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - RJ


sexta-feira, 16 de maio de 2025

CARTA PARA VOCÊ


Por Maze Oliver
Arte por Maze Oliver


Rio Branco-Acre, 04 de agosto de 2020.

 

     Amor meu,

     

   Você, jovem, de sorriso largo, conquistador, cavalheiro da música e da cantoria que nas noites enluaradas cantava nas madrugadas encantando os pirilampos e as mariposas, e também as mulheres da noite. Ao mesmo tempo misterioso e galanteador bebia a vida em taças de vinho e acariciava os sonhos das belas donzelas.

      Eu sou a luz que teus olhos conheceram em uma tarde ensolarada, de um dia escaldante do ano de 1981; por um instante teu olhar compenetrou ao meu, e um beijo roubado na janela, selou nosso desejo de união que nos envolveu.

     Eu, “Atena, filha de Zeus”, pedi que por mim não se apaixonassem, porém, a ti presenteei Oliveiras, então aos teus olhos virei Deusa Minerva, ao te confiar minha vida dali em diante. Loucuras do amor que a razão de minha mãe desconheceu. Meu primeiro, sublime, único amor, que como flor brotou entre as pedras, que meu coração, antes, conheceu. Tu, cavalheiro da música, libertaste a mim das correntes da solidão e com fios macios e dourados, escreveste a palavra amor no meu ferido coração, que insistia em sangrar incessantemente. Nele também fizeste um laço azul com nó, que a cultura popular chama de cego, pois nunca mais desatou e a tua cantoria acalentou minha alma e conheci a felicidade.

     E a “Deusa Atena” ao amor de Hermógenes curvou-se e a ele fez reverência, pois finalmente o seu coração virgem encontrou um par. E os acordes tocaram a mais bela música que já se ouviu. Desse amor nasceram lindos anjos que enfeitaram o jardim de nossa existência, eles foram lindas crianças as quais dedicamos nossa vida e nossa alma.

      E vivemos felizes para sempre; sim e não. Felizes, quando as dores fazem uma trégua e passeiam por outros caminhos, pois nos completamos, curtimos a música, a literatura e a vida. Os filhos, esses frutificam suas vidas agora em seus próprios ninhos, ainda assim, filhos eternos, pois para os pais, seus rebentos, são amores que o tempo não leva nunca.

    O tempo passou e hoje somos apenas nós na nossa casa e isso é muito bom. Nossas noites são feitas de risadas, filmes, música, carinho e muito amor. Nossos dias, de vida corrida e muita arte. E essa solidão a dois foi o que sempre desejamos, fez parte dos nossos sonhos, quando os dias foram cheios de problemas, filhos e netos, nesses dias, desejamos um dia somente para nosso coração dorido e cansado.

    Nós nos fortalecemos, nos amparamos e sobrevivemos todas as vezes que as pedras nos alcançaram. Espero em Deus olhar tuas mãos nas minhas, ainda por algum tempo, e quando tiver de ir, eu ou você, que estejamos do outro lado esperando, para um encontro eterno.

                                                     Sua Maze Oliver

                                                      (amor eterno)

Maze Oliver é pedagoga, especialista em educação e psicanalista clínica. Associada ao Conselho Brasileiro de Psicanálise Clínica.


 

domingo, 11 de maio de 2025

MÃE

Imagem IA

MÃE (edição 2)

Por Maze Oliver 

 

Mãe, guardiã da vida.

Seiva fértil, útero de amores,

Acalento de todas as dores.

 

Mãe, caixa de segredo

Do amor o enredo.

Da vida, o melhor dos vinhos.

 

Mãe, amor e poder.

Se peito bom, o leite divino.

O dom de doar tesouro fino.

 

Mãe, quem a tem?!

Tem o maior bem.

Mas, não toda mãe. 

 

Mãe com alma de mãe

Mãe com alma de anjo...

É representante dos céus, 

É símbolo do amor.

 

  Postado por Maze Oliver

 

BIOGRAFIA:

Escritora: cronista, contista, poetisa. Pedagoga e Especialista em educação. 

Pós-graduada em Ensino Infantil e Fundamental pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Psicanalista Clínica - CBPC 2022-668.