quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DIA DA AMAZÔNIA, SALVE O VERDE!

Hoje dia 05 de Setembro comemoramos no Brasil, o Dia da Amazônia. Região brasileira que abriga a maior floresta tropical do planeta. Nós povo do Acre,  habitamos na Amazônia, no coração da mata. Nosso estado nasceu às margens do  barranco do Rio Acre, num tempo em que vir para este lugar ou qualquer parte da  grande floresta, era sinônimo de coragem e aventura para os que ficavam e sonho de fazer  riqueza e prosperidade  para os retirantes. Fazendo um retrospecto: o que mudou e o que podemos comemorar?



Em relação a imigração até hoje não mudou muito, são inúmeras as pessoas que vem morar na Amazônia em busca de trabalho, sustento para a família e sonho de ganhar muito dinheiro. No Acre também não é diferente. Terra bastante hospitaleira recebe muitos imigrantes de outros estados do Brasil, o tempo inteiro. Nossa raça amazônica é uma bela  miscigenação, uma mistura de cores! E no Acre, dizem: Quem bebe água do rio, fica para sempre!

E por falar em rio, o Rio Acre antigamente era sempre cheio. Porém as florestas que antes protegiam suas nascentes foram desmatadas causando a diminuição da água a cada ano. A derrubada da mata ciliar que protegia também  suas margens e a falta de cuidados com a limpeza das águas tem causado assoreamento e poluição. A questão do rio hoje é preocupação de ambientalistas, pesquisadores, professores e de outros grupos de  pessoas comprometidas com a sobrevida de suas águas.

Rio Acre  / Setembro / 2012 / Por Maze Oliver

                "O rio é uma lágrima que nasce no coração." (Claudemir Mesquita)

As cidades cresceram,  mais o povo ainda continua alegre e sossegado,  gosta de contar causos e histórias. Os saudosos e inúmeros seringais amazônidas e acrianos, que se extinguiram pela força do êxodo rural, deixaram como herança mitos e  lendas como:  Mapinguari,  Curupira, Boto Cor de Rosa, Matinta Pereira, Rasga Mortalha e muitos outros.

O clima anos atrás,  era muito agradável e friozinho à noite, pelo menos no Acre. Devido o forte desmatamento,  mudou. Ficou quente e nos meses de agosto, setembro e até meados de outubro parece mais uma estufa, ou fornalha, como preferir. Os mais abastados salvam-se do calor, no ar condicionado e enfrentam o impacto da mudança brusca de temperatura, quando saem à rua. Os humildes, se refrescam tomando banhos nos rios, igarapés e córregos. Nos meses de chuva, a água inunda as cidades e um percentual da população fica sem teto. Mas nem toda esta adversidade os fazem perder a alegria, o bom humor e a esperança de dias melhores.

A vida urbana era pacata e tranquila, as famílias reuniam-se nas calçadas à noite para contar causos e histórias. Hoje enfrentam uma rotina cansativa e desenfreada, a violência já se igualha às metrópolis grandes. Nas cidades da Amazônia e no Acre,  já existem assaltos à mão armada e sequestros. O Trânsito ruím e o engarrafamento já estão presentes atrapalhando a rotina e os compromissos sociais.

O que podemos comemorar no dia de hoje? Podemos saudar o nosso povo sempre guerreiro, esperançoso e alegre que continua a lutar por melhores dias. Podemos saudar o nosso belo verde, (mesmo que devastado) mas que ainda é uma das maiores riquezas do país. Podemos saudar a  fauna e a flora,   que se constituem  numa biodiversidade que atrai pesquisadores, turistas e curiosos do mundo inteiro.



Alunos da Escola Ilka Maria em passeata pela Amazônia.


Podemos aproveitar a data, que será lembrada no mundo e  pedir  proteção para nossas florestas, evitando o desmate e a queimada ilegal. O reflorestamento das áreas desvastadas nas nascentes e márgens dos rios e  evitar sua poluição. Podemos pedir também mais rigor na punição para os que desrespeitam as leis ambientais. Não estaremos pedindo demais, pois se assim o fazemos é para resguardar a vida. Defender o oxigênio que respiramos e aumentar anos de vida para todos. E enquanto não tombar a última árvore, estaremos gritando. Portanto,  mais respeito com as nossas vidas! Afinal,  somos brasileiros e como tais,  não desistimos nunca!

14 comentários:

  1. Oie lindinha..ando sumidinha...mas vim marcar presença nesse seu lindo espaço e viva a Amazonia ...queridinha no cantinho do meu ursinho pooh tá em festa ...eu e Edu estamos comemorando nossos 36 aninhos de casados ,,,,aparece para brindarmos !!!Beijokinhas feliz semaninha !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maze querida


    Olha que brasileira mais desnaturada que eu sou, não sabia que hoje era dia da Amazônia...rs

    Adorei a postagem.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  3. Olá Maze! Salve a nossa Amazônia, o pulmão do mundo. Que nossos dirigentes políticos olhem com mais atenção para este patrimônio natural do país. Que as comemorações não fiquem apenas promessas, mas em atitudes praticas de defesa de nossas florestas e riquezas naturais. Neste dia sim valerá a pena festejar. Que seu domingo seja colorido e de gala. Que na semana que se iniciará nas primeiras horas da segunda-feira você sonhe e voe cada vez mais alto, e alcance seus sonhos! Que saiba sorrir, viver, trabalhar, descansar, se divertir e fazer o que você gosta! Eu vim aqui e agora vou, mas prometo voltar sempre. Saudações Poéticas - Mario Neves.



    ResponderExcluir
  4. Uma das grandes bênções da vida
    é a experiência que os anos vividos nos concebem.
    Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.
    mais uma janela e abre diante dos meus olhos,
    mais um espinho foi retirado da flor,
    restando somente a beleza de tão bela data.
    Com fé, na esperança e no empenho por ser melhor a cada dia.
    Seguindo pelos caminhos da verdade e do amor.
    Um dia encontrarei o mais belo jardim, o jardim que representará a realização
    dos meus maiores sonhos.
    Com saudades .
    desejo um feliz Domingo
    venha curtir meu aniversário.
    Beijos na sua Alma,Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga Maze! Tenha um dia maravilhoso recheado com as gostosuras da vida... muitos abraços, uma grande dose de carinho e muitos beijinhos para colorir a sua vida e alegrar seu doce coração. Meu beijinho com carinho e muita ternura pra ti
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, cara Maze! Sinceramente: o que ocorre neste país, é a falta de conscientização; não pela maioria, e sim, por uma minoria capitalista, que governa e assola esta nação. Sem consciência, certamente não chegaremos a lugar algum. Parabéns pelo texto. Bela semana... Abraços. Pacco

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Maze!Parabéns,lindo seu texto.Hoje,com crescimento da população mudou muito ai.Com desenvolvimento,ha vantagen e desvantagem.Mais que todos saibam viver com dignidade e respeito.Temos que comemorar o aniversario da Amazônia sim,ela é linda.Dela podemos ver o quanto ela é importante para todos.Não devemos desmata-la porque ali é vida.Temos que respeita-la.Infelismente nossos governantes não ajudam tanto.Mais deveriam olhar com mais amor,a terra.A terra que nos protege.Com ar puro,seus animais e seus frutos.
    Amiga,seu texto daria um bela discrsão de dias aqui.
    Porque é um tema importante.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  8. muito bom o seu grito pela vida... gostei maze. é um apelo para aqueles que precisam ouvir... abraços lamarque

    ResponderExcluir
  9. .



    Dizem que açúcar, massa e gor-
    dura, quando consumido em gran-
    de quantidade, engorda, mas pou-
    cas são as pessoas que sabem que
    algumas palavras dita em hora
    indevida engordam, não qualquer
    crianças, mas as inteligentes, e
    muito.

    Leia no meu blog o desenrolar
    da coisa.

    Um beijo,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  10. Bela postagem!Belo dia
    e setembro é um belo mes
    por isso aguardamos
    voce no espelhando.Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Maze,primeiro quero agradecer vc ter participado de meu niver, fiquei feliz.Sinceramente eu não sabia dessa data de grande importância p/ nos brasileiros e tb p/ o mundo, pois a amazônia é considerada a maior reserva natural por isso mantêm o equilíbrio ambiental do mundo.Muito rica em espécies animais, vegetais e minerais.Possui um quinto das águas doces do mundo, uma região de grande biodiversidade e de ecossistema auto sustentável.Com tantas maravilhas a Amazônia é cobiçada por outros países poderosos,e também é alvo de exploração com desmatamento desenfreado, contrabando de animais. Nossos governantes deveriam proteger mais esse que é pulmão do mundo.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Mazé! Saudade! Que belo post. O seu ufanismo não é de fachada, é puro amor a uma terra plena de beleza. Adoraria conhecer os encantos do Acre, tão distante do meu São Paulo, mas também perto do meu coração. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Maze! Novamente por aqui para uma cordial visita saber de suas novidades e falar das minhas. Um lindo domingo, uma nova semana produtiva e feliz. Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderExcluir
  14. Minha querida

    Hoje passando para agradecer o carinho deixado no aniversário do meu blogue...OBRIGADA.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.