domingo, 30 de janeiro de 2011

.·´¯`·-> Amada Rio Branco <-·´¯`·.

       Não é crise de saudosismo não! É que nossa cidade é legal mesmo de morar! Só conhecendo outros lugares que podemos avaliar como é bom morar em Rio Branco.

Rio Branco - Acre - Palácio do governo
        A cidade do Rio de Janeiro é  grande!  É verdade! Olhando lá do Cristo Redentor então,  é uma visão espetacular, estupenda! Do alto,  a cidade do Rio é linda! Porém é uma cidade que precisa de mais cuidados com suas águas e mais generosidade para com seu povo. No meu caso,  não dá para morar, só para passear, fazer compras, visitar os pontos turísticos, rever a família e tchau! É hora de voltar para minha Rio Branco.


Rio de Janeiro / Visão espetacular!
         Nessa época do ano o calor é insuportável, muito pior que Rio Branco no mês de setembro. A sensação que temos é que estamos numa estufa...  fritando! Para os turistas milionários que ficam nos grandes hotéis com ar refrigerado pode até ser agradável, mesmo que ao sair às ruas não deixem de perceber  também, a sensação térmica acima de quarenta graus.Tá louco! Pedi para ver minha mãe!

       No centrão do Rio de Janeiro tudo é muito caro! É necessário ficar nos arredores: Niteroi, São Gonsalo, etc. É aí,  que o negócio pega! Tudo fica muito distante: de carro, ónibus ou metrô,  tudo é a mesma coisa. Demora-se horas a fio para se chegar a algum lugar, na semana é um trânsito infernal, um calor de matar. Você pede pra morrer! Quem for passar férias no Rio de janeiro,  prepare-se para sofrer! Quando vc chega ao destino é quase hora de voltar  e fazer um trajeto pior do que antes. Mamamia! Ou então junte muito dinheiro para ficar num hotel  bem no centro da cidade do Rio  e gastar tudo que você  ganhou trabalhando durante muito tempo! E não levem crianças, elas não aguentam o calor,  desidratam! Aí você tá ferrado! (a), a consulta custa média de R$ 700,00 e na rede pública já dá pra imaginar, sem comentários!
       
         Então mano(a), prefiro minha Rio Branco, tudo é próximo. Mesmo no calor,  em vinte minutos você chega ao seu destino! Mesmo morando em um  bairro mais distante. Isso é uma maravilha na nossa vida!
        Sempre me diziam que o povo carioca é muito estressado! E com razão! Não dorme direito, passa a maior parte do tempo fritando literalmente dentro dos carros, ônibus, metrô,  indo pro trabalho ou voltando para casa! Para não pegar engarrafamento é necessário sair de casa de madrugada. Como as pessoas  chegam em casa tarde da noite, quase não dormem! Tem bom humor que aguente?!  Fiquei com pena do povão! O povo não se arruma pra sair! Todo mundo anda de Havaianas. Não tem tempo e nem clima! Você entra em filas enormes  pra comprar qualquer coisa,  até sorvete! E fure a fila! No mínimo você leva uma surra! ... Tô fora!

       O povo do Acre é que é feliz, vive sossegado! Numa cidade bonita! À sua maneira, pequenina, é bem verdade. Mas bonita! E principalmente hoje, está mais limpa! Nossos governantes veem cuidando muito dessa questão,  em Rio Branco. Nosso aterro sanitário é um dos mais modernos!

Passarela sobre o Rio Acre


      Você pensa que o Estado do Rio é limpo?! Enganou-se! É uma completa sujeira nas cidades. Poluição no ar, solo e no mar. Inclusive no centro da cidade do  Rio. Copababana é linda e mais ou menos limpa, mas é só! Prédios públicos e privados totalmente pichados!  Uma poluição visual! (Pichação - forma  de expressão que alguns grupos encontram para afirmar sua  individualidade e existência).

Lixo no Centro de Niterói

Pichação dos prédios - Centro do Rio / sábado
 
       Portanto Rio Branco, lá vou eu feliz da vida,  por poder voltar para minha cidadezinha!  O Carnaval  de Rua do Acre me espera em Rio Branco, cinco noites, na Arena da Floresta, com água gelada de graça! Praça de Alimentação! Segurança  policial e  muito som de marchinhas, como Antigamente! No Rio, o carnaval  do "povo" é somente nas arquibancadas ou na avenida,  durante a apresentação no sambódromo. O povão mesmo somente  nos viadutos, vendo de longe,  o desfile das escolas.


      Pelo menos carnaval,   o povão do Acre brinca! Cariocas, sintam-se convidados!  Tchau ! Estado do Rio, foi bom te ver, rever os familiares,  mas na nossa cidade vivemos melhor!





Ilustração do Bloco Carnavalesco de Rio Branco - Carnaval 2010    



Bjokas no coração
  

2 comentários:

  1. É Mazé, o Rio de Janeiro é lindo mas em compensação tem suas dificuldades, conheço bem o Rio, quando trabalhava no banco ia pelo menos umas duas vezes ao mês para o Rio. Calor e dificuldade no trânsito matam os cariocas, e são de fato muito estressados. Mas novamente, é uma cidade maravilhosa. Bj minha cara, apareça que estamos por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fantástica a sua experiência de forma poética contada! Show!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora e poeta. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.