sábado, 11 de junho de 2011

DEBATE DE FILOSOFIA

          A Faculdade de Filosofia Diocesana São José - FADISI, encerrou na última 5ª feira,  sua primeira Semana de Filosofia com o Tema  Ética, e o lema: Ética é Justiça.  Centrada na justificativa de que os maiores problemas da humanidade é de ordem ética e  no pressuposto de que cada ser humano tem uma ligação direta com a axiologia, a casa do saber promoveu o debate sobre o significado intrínseco da Ética,  regado a música de alguns artistas da cidade.

       Docentes e discentes de várias  Faculdades de Filosofia e Pedagogia de Rio Branco, tiveram a oportunidade de dialogar  sobre  alguns temas clássicos da ética, relacionando-os aos problemas e as vivências regionais. O coordenador do evento Professor  Márcio Damião de Almeida destacou como importância do acontecimento a socialização dos embates axiológicos em uma linguagem mais acessível o que certamente poderá contribuir para a superação de preconceitos. Foram palestrantes os mestres e filósofos, dentre eles: Maria Ivanilda, Marcio Brandão, Ruscelino Aguiar, José Domingos, Antonio Meneses, Frei Carlos,   Guilherme Cunha e Coracy Sabóia. Entre os temas debatidos podem ser citados a  Ética de Santo Agostinho, Freudiana, do Acolhimento e a Ética Trágica Nietzschiana.

          A Ética Trágica tem como plano de fundo do acolhimento, a música. E nada mais, nada menos que o polêmico Bacharel em Filosofia,  Hermógenes Pereira, que com frequência está presente em  eventos intelectuais  da cidade, abriu oficialmente o evento na noite de quarta feira, com uma música igualmente polêmica, de Raul.  "Mamãe não quero ser prefeito... pode ser que eu seja eleito... alguém pode querer me assassinar... Eu já servi a Pátria Amada... Todo mundo cobra minha luz... Sou cowboy fora da lei... Não sou besta pra tirar onda de herói... Não quero ir de encontro ao azar."


Filósofo e músico Hermógenes Pereira -  Cowboy fora da lei....

         A música que toca nas chagas da sociedade, introduziu a fala do Mestre Guilherme Cunha que parafraseando na ética trágica de Nietzsche enfatizou: " A ética do acolhimento convive conforme a demanda de todas as possibilidades. Não queremos aceitar a condição do acaso. Mas, o acaso não avisa. Ele vem, não escolhe credo, nem classe. Devemos aceitar, não podemos fugir disso. Passamos a vida fugindo da morte, no entanto ela chega para todos. A ética mais antiga é a do caminho. A beleza do olhar, destaca a gratuidade do ser. Não existe um só caminho. A vida pode se manifestar de várias formas. O diferente,  é por acaso. Precisamos reorganizar valores".


Mestre Guilherme Cunha / " Existem vários caminhos
e várias formas de caminhar...
    



Bate papo entre filósofos no final da noite
           O banquete ético-existencial das discussões entre  a comunidade acadêmica e convidados promete novas retomadas de consciência e melhor convívio social com os diferentes de forma respeitosa.
                                                                                                                       Bjokas no coração!

5 comentários:

  1. Queridinha..legal que deve ter sido esse debate!!!
    Se algum dia estiveres triste...
    com a vida, não chores....
    lembre-se que no céu há....
    um Deus que te guia e na terra...
    um alguém que te adora....
    "EU" lindinho ñ é Bom fim de semana beijokinhas ..e o arraiá tá pegando fogoooooooooo kkk anarrièeeeeeeeeeeeeee..e viva os sambarilovesss

    ResponderExcluir
  2. Olá querida adorei a nova dinãmica que destes ao teu blog, vim agradecer o carinho recebido em meu aniversário e pedir votinhos para Copa Blog de hoje ao dia 16 estarei concorrendo. Um beijo enorme no coração e uma semana proveitosa!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mazé, tema importantíssimo a ser discutido. Ética: é um conjunto de normas, regras e princípios que orientam o comportamento humano. Gente é aí onde mora o perigo, pois quem estabelece as normas, as regras, e os princípios são os poderosos. Pois é, a ética precisa ser discutida a partir desta perspectiva! Na verdade, a ética que aí está é a ética do mundo capitalista, onde prevalece a mentira, a dissimulação, a traição, a exploração... Nós precisamos construir uma nova ética, baseada nos valores fundamentais: honestidade, solidariedade, gratidão, altruísmo, lealdade, respeito à natureza, respeito ao ser humano e suas diferenças... Um dia quando a ética for baseada efetivamente nesses valores e, sobretudo posta em pratica, o mundo será um céu na Terra!!! Um abraço forte!!!

    Roberto Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Esse debate deve ter sido muito interessante e enriquecedor tb....esses assuntos deveriam ocupar mais do nosso dia-a-dia para melhorar a convivencia entre as pessoas ne?!
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me entrar no teu blog para essa pergunta: eu conheço o professor Márcio Damião a muito tempo. Em 2000 perdemos contato. Encontrei esse blog e vi essa matéria que consta seu nome. Se é possível que ele entre em contato comigo, agradeceria. Evandro Stefanello, Roma-Italia. euandro@hotmail.com, euanbrasil@yahoo.it

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.