domingo, 30 de janeiro de 2011

.·´¯`·-> Amada Rio Branco <-·´¯`·.

       Não é crise de saudosismo não! É que nossa cidade é legal mesmo de morar! Só conhecendo outros lugares que podemos avaliar como é bom morar em Rio Branco.

Rio Branco - Acre - Palácio do governo
        A cidade do Rio de Janeiro é  grande!  É verdade! Olhando lá do Cristo Redentor então,  é uma visão espetacular, estupenda! Do alto,  a cidade do Rio é linda! Porém é uma cidade que precisa de mais cuidados com suas águas e mais generosidade para com seu povo. No meu caso,  não dá para morar, só para passear, fazer compras, visitar os pontos turísticos, rever a família e tchau! É hora de voltar para minha Rio Branco.


Rio de Janeiro / Visão espetacular!
         Nessa época do ano o calor é insuportável, muito pior que Rio Branco no mês de setembro. A sensação que temos é que estamos numa estufa...  fritando! Para os turistas milionários que ficam nos grandes hotéis com ar refrigerado pode até ser agradável, mesmo que ao sair às ruas não deixem de perceber  também, a sensação térmica acima de quarenta graus.Tá louco! Pedi para ver minha mãe!

       No centrão do Rio de Janeiro tudo é muito caro! É necessário ficar nos arredores: Niteroi, São Gonsalo, etc. É aí,  que o negócio pega! Tudo fica muito distante: de carro, ónibus ou metrô,  tudo é a mesma coisa. Demora-se horas a fio para se chegar a algum lugar, na semana é um trânsito infernal, um calor de matar. Você pede pra morrer! Quem for passar férias no Rio de janeiro,  prepare-se para sofrer! Quando vc chega ao destino é quase hora de voltar  e fazer um trajeto pior do que antes. Mamamia! Ou então junte muito dinheiro para ficar num hotel  bem no centro da cidade do Rio  e gastar tudo que você  ganhou trabalhando durante muito tempo! E não levem crianças, elas não aguentam o calor,  desidratam! Aí você tá ferrado! (a), a consulta custa média de R$ 700,00 e na rede pública já dá pra imaginar, sem comentários!
       
         Então mano(a), prefiro minha Rio Branco, tudo é próximo. Mesmo no calor,  em vinte minutos você chega ao seu destino! Mesmo morando em um  bairro mais distante. Isso é uma maravilha na nossa vida!
        Sempre me diziam que o povo carioca é muito estressado! E com razão! Não dorme direito, passa a maior parte do tempo fritando literalmente dentro dos carros, ônibus, metrô,  indo pro trabalho ou voltando para casa! Para não pegar engarrafamento é necessário sair de casa de madrugada. Como as pessoas  chegam em casa tarde da noite, quase não dormem! Tem bom humor que aguente?!  Fiquei com pena do povão! O povo não se arruma pra sair! Todo mundo anda de Havaianas. Não tem tempo e nem clima! Você entra em filas enormes  pra comprar qualquer coisa,  até sorvete! E fure a fila! No mínimo você leva uma surra! ... Tô fora!

       O povo do Acre é que é feliz, vive sossegado! Numa cidade bonita! À sua maneira, pequenina, é bem verdade. Mas bonita! E principalmente hoje, está mais limpa! Nossos governantes veem cuidando muito dessa questão,  em Rio Branco. Nosso aterro sanitário é um dos mais modernos!

Passarela sobre o Rio Acre


      Você pensa que o Estado do Rio é limpo?! Enganou-se! É uma completa sujeira nas cidades. Poluição no ar, solo e no mar. Inclusive no centro da cidade do  Rio. Copababana é linda e mais ou menos limpa, mas é só! Prédios públicos e privados totalmente pichados!  Uma poluição visual! (Pichação - forma  de expressão que alguns grupos encontram para afirmar sua  individualidade e existência).

Lixo no Centro de Niterói

Pichação dos prédios - Centro do Rio / sábado
 
       Portanto Rio Branco, lá vou eu feliz da vida,  por poder voltar para minha cidadezinha!  O Carnaval  de Rua do Acre me espera em Rio Branco, cinco noites, na Arena da Floresta, com água gelada de graça! Praça de Alimentação! Segurança  policial e  muito som de marchinhas, como Antigamente! No Rio, o carnaval  do "povo" é somente nas arquibancadas ou na avenida,  durante a apresentação no sambódromo. O povão mesmo somente  nos viadutos, vendo de longe,  o desfile das escolas.


      Pelo menos carnaval,   o povão do Acre brinca! Cariocas, sintam-se convidados!  Tchau ! Estado do Rio, foi bom te ver, rever os familiares,  mas na nossa cidade vivemos melhor!





Ilustração do Bloco Carnavalesco de Rio Branco - Carnaval 2010    



Bjokas no coração
  

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Dengue no Acre e a Reportagem da Rede Globo.

        Do Rio de Janeiro acompanhei  a notícia do Jornal Nacional divulgando a reportagem que seria feita no Acre, sobre a Epidemia de Dengue. Para tal,  estaria seguindo uma equipe para Rio Branco. Esperei com expectativa e para minha surpresa o que vi foi uma reportagem superficial, tendenciosa e incompleta, tipo "chinfrim".

         A partir desse fato me senti na obrigação de escrever esse texto, inclusive para mostrar o outro lado da história da caixa d'água sem tampa, da Escola Maria Olívia, destacada  na reportagem da Rede Globo, que inclusive não continha larva de Dengue. Quem estudou jornalismo sabe e se não sabe,  deveria saber que em toda matéria devem ser mostrados os dois lados da história. E o que vi foi um jornalismo maldoso. Por que não mostraram a versão da escola? A água da caixa da Escola Maria Olivia  é trocada diariamente, não é parada!  Somente nossa escola tinha caixa d'água sem tampa em toda a cidade?! Por que só ela foi exposta?! E os Centros de Saúde? E as piscinas abandonadas dos ricos? E as caixas d'água das construções? E as chuvas constantes que enchem até as flores dos jardins, elas também podem ser criadouros de Dengue!
         Respondo eu então: A Escola Maria Olivia situada ao lado da Upa Tucumã, em Rio Branco tem sim há um tempo sua caixa sem tampa, no entanto,  a direção tem tomado as providências para fechar ou adquirir uma tampa para a caixa que perdeu a sua,  devido a uma tempestade. Tanto a Secretaria de Educação Municipal, como a Vigilância Epidemiológica da cidade já foram informadas sobre o problema, bem antes da Dengue ser uma Epidemia na cidade  A escola espera os recursos financeiros deste ano,  para poder comprar uma outra tampa (se fosse o caso), uma vez que toda escola tem um período de tempo pra fazer suas compras. O problema já foi discutido inclusive com o Conselho Escolar. Porém,  isso não quer dizer que a escola esteja de braços cruzados. Além de procurar ajuda da secretaria,   a instituição  possui um zelador que todos os dias verifica a situação dos depósitos de água e área da escola, limpando-os  e retirando o lixo.  Temos também desde 2008,  um  Projeto Permanente de Combate à Dengue desenvolvido com a comunidade escolar,  dispomos inclusive de muitas fotos que comprovam esse trabalho.

        A Escola Maria Olivia é uma escola conceituada e respeitada na comunidade pelo seu trabalho e pelo compromisso com a educação das crianças e não podemos aceitar que interesses estranhos venham colocar em cheque muitos anos de dedicação e a competência da equipe. Respeito é bom e o  merecemos, como cidadãos que somos. É claro que não julgamos nosso trabalho perfeito,  no entanto trabalhamos com dignidade e nos esforçamos muito para melhorar nosso trabalho a cada dia para merecer a confiança pelo menos da maioria das pessoas da comunidade.
        A nossa cidade pode fazer reportagens melhores!

PARA QUEM DESEJA CONHECER MELHOR NOSSO TRABALHO VISITE O BLOG:


                          escolinhamariaolivia.zip.net


Bjokas no coração!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA!

         2011, ano de muita esperança para nós brasileiros. É a primeira vez que o Brasil tem uma mulher na Presidência da República. É claro que o grupo capitalista do Brasil, vai tentar a todo custo gerar lucros para suas empresas às custas do suor do povo. No entanto é uma esperança, pois tudo que é novo remete à uma luz no fim do túnel.
         As mulheres quando são corajosas geralmente são firmes em seus propósitos. Também costumam ser cautelosas e pensar muito antes de fazer algo. São menos aventureiras. Essa é a nossa espectativa!
          Nos últimos anos tivemos alegrias, mas também decepções, vivemos angústias. Esperávamos mais do Presidente Lula. Mesmo sabendo que na política as coisas  funcionam de acordo com a vontade de alguns grupos ricos e poderosos e que muitas vezes os interesses do povo ficam em segundo plano, mas mesmo assim nos resta a esperança,  pois ela é a última que morre.

Bjokas no coração!