terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENCONTRO!


Quero  esquecer  o ontem e o hoje
Amortecer o passado e então
Esquecer esse amor sombrio
Que por muito me consumiu.

Quero  ir ao meu próprio encontro
Me ver e de novo  querer-me
Acolher-me  nas próprias curvas
E no meu  sonho adormecer.

Quero na solidão encontrar a consciência
Muitas vezes tardia, mas viril
Revelando  todo o maior desamor.
Que foi embora, partiu.

Quero no mar afogar a saudade
Embriagar-me  no embalar das águas
No seu imenso azul encontrar a calma
No silêncio a  fortaleza...
E nesse  instante lavar minha alma.

Bjokas no coração!






quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMEMORANDO VINTE MIL VISITAS!

Meu blog completou vinte mil visitas!


Publicar



       Faço aqui uma reverência aos blogueiros que hoje fazem parte do  meu blog  Um Pensamento Virtual e no modo simples de dizer,  fazem a minha cabeça!

Lembro que começei a escrever pensando em apenas ter um arquivo onde fosse guardando meus escritos. Essa idéia foi crescendo. Fui visitando alguns blogs e recebendo poucas visitas. Minha primeira visita foi do Miguel do blog Literaturando e meu segundo visitante foi o Dado.

Eles foram me incentivando. Miguel me visitava a cada texto que eu escrevia. Fui me animando com seus comentários e fui  escrevendo mais. O Dado (dado.pag.zip.net)  me convidou para conhecer um evento que seu site, estava realizando a COPA BLOG e lá,  por ocasião do evento,  conheci os blogs artísticos mais lindos da net e fiz alguns amigos blogueiros. Estas amizades conservo até hoje, entre elas estão Lindalva, Val, Lidy, Vanderlei, Sandrinha, Nadjinha, Cacau, Ingrid, Evanir, Everson Russo, Vanderlei e muitos outros.

Meu primeiro visitante Miguel,  há muito deixou de blogar no Literaturando,  sinto saudades dele até hoje,  de vez em quando vou lá no seu blog,  na esperança que ele tenha voltado a escrever (Miguelzinho, por onde você anda?).  Do blog do Miguel,  herdei algumas amizades com pessoas muito legais. Entre elas,  posso citar três muito especiais: Meu inteligente amigo, o crítico historiador Roberto Alexandre;  meu interessante amigo professor aposentado J.F., que muito me alegra com seus comentários e textos  inteligentes e que me fazem rir muito e Carrie do blog DE TUDO UM POUCO (dariosdecarrie.blogspot.com), que me ensina sobre moda. Neste aspecto também posso citar a Mary do blog BELEZA E SAÚDE, Afinal, sou mulher e como tal sou vaidosa,  rs...


E para me deixar informada pelo que acontece Brasil afora leio com muita frequência NOTAS E NOTÍCIAS do meu amigo J.Araújo (kidureza.blogspot.com.br).

Na minha terrinha, tenho muitos leitores que  me seguem através do facebook,  alguns amigos de rocha, como dizem por aí...  rs..., aos quais gosto muito e também sou fiel leitora, entre eles  posso citar: O SERINGUEIRO VOADOR, dos meus amigos jornalistas Gildson Goes e Elinália,  FALA CONSCIÊNCIA, de Samuel Bryan (crítico de cinema),  NO CALIBRE, de Glauco Capper, também jornalista. E não posso deixar de citar que sou leitora assídua do blogueiro mais lido do Acre,  o ALTINO MACHADO, o  jornalista do blog mais polêmico de Rio Branco (altino.blogspot.com.br). Se alguém ficar curioso para conhecer os blogs citados neste texto,  tenho o selinho ou endereços virtuais de todos,  nas laterais do meu blog, é só conferir!


Já aprendi muito de net e blog, mas ainda tenho milhões de coisas para aprender. Cada uma das coisas que aprendo para mim tem um valor especial. O dia em que consegui colocar minha música preferida no blog, cliquei para ouvi-la e chorei de felicidade!...Esta aprendizagem devo a minha linda amiguinha blogueira INGRID. Adoro blogar e passo horas e horas tentando melhorar a arte do blog para deixa-lo mais atrativo. Não posso então deixar de agradecer minha grande amiga e madrinha,  a  blogueira LINDALVA, pois me ajudou muito e  personalizou o umpensamentovirtual  com sua arte também, deixando-o artisticamente desenhado. De vez em quando faço uma baguncinha na lay, tentando aprender!  Também através da sereia Lindalva tenho participado dos eventos em seu site OSTRA DA POESIA, onde classifiquei dois de meus poemas recebendo muitas visitas e conhecendo muitos blogueiros poetas ou leitores de vários estados do Brasil.  O Dado também não posso deixar de agradecer, pois me apoia e incentiva desde o início,  através de espaços onde posso escrever como a ESTANTE LITERÁRIA, onde tenho meu livro de poemas dentro do seu site particular e alí sou lida e visitada divulgando meus poemas, junto com outros amigos poetas blogueiros conhecidos na net, o que muito me honra. Além dele ter me presenteado com o maze.pag.zip.net meu outro site de poemas e imagens. Posso citar também as amigas JÚ e MARY do Palácio Real,  onde fui e sou muito bem recebida em minhas participações. De lá já trouxe vários prêmios para o meu blog. E para aprender Psicologia e Psiquiatria (meu vício de leitura, quase doença, rs...) além de ler muitas outras fontes não virtuais, na net sou leitora assídua do blog  BELAS ARTES MÉDICAS, da minha amiga médica Raquel.

 Alguns,  dos muitos blogueiros poetas da net que me inspiram: ROSA SOLIDÃO, AMOR, DESBRAGADO AMOR, O LIVRO DOS DIAS DOIS, VEREDAS DO MEU CAMINHO. E para ler um pouco de sensualidade que não pode faltar na nossa vida,  leio o incrivel escritor PALHAÇO POETA. Quando quero me deliciar com lindas e incríveis imagens visito o POSTS À BEIRA MAR, do meu amigo jornalista Miltom de Sta. Catarina. E  apesar de nunca ter visto estes amigos pessoalmente,  posso dizer que os amo e que minha vida ficaria muito triste sem vocês. Adoro!

Aqui também não posso deixar de citar a grande amizade e parceria internacional com a Pedagoga e Ativista Social, a  blogueira Rosa Maria Torres,  de Quito / Equador, do  blog otra-educacion.blogspot.com.br. Comemorei a feliz oportunidade de conhecê-la pessoalmente em Rio Branco,  por ocasião de uma Conferência sobre Leitura e Escrita. Nos tornamos amigas e tenho meu blog divulgado em sua BLOGOSFERA, uma  rede internacional de sites. Esta parceria me rendeu muitas visitas e seguidores de outros paises.

Hoje faço parte também de outro  SITE que está crescendo rapidamente,  o EDUCADORES MULTIPLICADORES (www.educadoresmultiplicadores.com.br), site que reune pensadores e professores  de todo o Brasil, onde podemos nos conhecer, aprender,  trocar experiências e nos confraternizar como pessoas  que sonham juntas com um Brasil melhor, mais justo e mais humano.  Neste site, tenho feito novos amigos,  todos professores que muito contribuem com nossa educação. Professores, façam uma visita,  vale a pena!

Atualmente tenho 101 seguidores e vinte mil visitas.Você leitor pode até achar muito pouco. Mas para mim é muito! E já é o suficiente para não parar mais de blogar. Respeito cada seguidor que passa por aqui, agradeço por cada visita e comentário que recebi, pois me animaram, incentivaram e são para mim carinhos que ficarão guardados para sempre. Sei que alguns vão se perdendo com o tempo. Mas não tem problema, continuarei. E cada um que por aqui passou ou passar,  fará parte da minha vida e da memória do blog UM  PENSAMENTO VIRTUAL. Peço mil desculpas,  aos que não me referi aqui. Porém,  se fosse citar todos,  imaginem o tamanho do texto!.... Todos são importantes!...Obrigada! De coração! Felicidades a todos!

E para que os amigos não fiquem achando que estou com deprê, explico: O poeta tem o dom de resgatar antigas emoções ou até emoções de terceiros!Rs...

 BJOKAS NO CORAÇÃO!


domingo, 19 de agosto de 2012

A TEORIA DO CARRAPICHO!

        Amigos,  estou republicando este artigo, porque ele nos ajuda a refletir e a melhorar nossa qualidade de vida. Eis o texto:

      Nos disse João Roberto ( Psicólogo):  " Vivemos hoje sob stress. Mas, o stress é uma situação de defesa!"  É um adicional de força, pois enquanto existir ameaça, existirá stress. É uma condição da vida,     da condição humana. É uma resposta do organismo para superação dos obstáculos do dia a dia.

        O que devemos nos perguntar é:  Fazemos pausa entre as situações de stress?

        Mas, o que é pausa?!  Pausa é uma sensação de bem estar pleno.

       Temos realmente pausa?! Se formos a uma festa, mas não nos sentirmos bem,  então não fizemos pausa.
               ATENÇÃO:  Não valeu como pausa!

         Precisamos nos conhecer, saber o que gostamos. Saber quais são as nossas pausas. Parar de conceder nossas pausas aos outros. Chefe,  família,  filhos,  marido,  amigos,  etc. Ter coragem de assumir nosso querer! Às vezes precisamos ficar a sós conosco. Para aprender a nos olhar! E não é egoismo! É fundamental que cuidemos de nós.

      A sociedade comete o equívoco em não considerar bom quem cuida de si, quem se ama! E valoriza quem se doa! Que se dá demais,  esquece de sí! Quem se doa demais, termina ressentido, pois um dia se percebe perdedor,  fica amargurado e começa a dar junto com a doação, também a sua amargura. Vai estragando a relação, minando pouco a pouco.  Aí o outro cansa de doação amarga e se vai.

         Um belo dia se rebela,  diz a você:  Você está muito chata!  (Ou chato! )  Cansei,  fui!

      Resta a dor, que é imensa! Porém, a dor é importante quando o vínculo se vai,  pois promove a compreensão de que o mais importante que temos a oferecer, é nós mesmos, só que resolvidos. Alegres, felizes!   Sem carrapichos!

        Mas, o que são mesmo os carrapichos?!  Disse ele: São as mágoas, os ressentimentos, as raivas, ciumes, as perdas que voce vai se apegando ou pegando dos carrapichados com quem vai convivendo, durante sua infância, juventude,  vida à fora! A vida tem Ipê Amarelo que é lindo! Mas também tem carrapichos que grudam e espinham!  Na estrada da vida tem muitos carrapichos! ...       Tem mãe carrapicho, marido, filho, chefe, professora e tia carrapichos!

         " Uma professora pode ser um grande Ipê Amarelo ou um grande carrapicho na vida de uma criança!" Disse ele.


         Mas,  tem tempo de pegar carrapichos e tempo de tirar carrapichos! O que não podemos é levar os carrapichos para o túmulo! Os carrapichos podem e devem ser tirados! Eles não são intrínsecos à sua alma! É bom demais tirá-los!...    É como nascer de novo! ...     Você deve parar para tirar os carrapichos da sua alma!

          Depois de retirá-los (os carrapichos),  pergunte para quem está ao seu lado:  Filho ou  marido. Como foi o seu dia?! Como você está? Não se iluda, vai assustar um pouco! Se ouvir: Mãe o que houve? você está doente? 

         Não desista!  Aposte nas relações, no diálogo verdadeiro, pois na vida não precisamos conversar somente para tomarmos decisão. Mas, também para saber como está o outro,  partilhar realmente a  vida, e parar quantas vezes for preciso para retirar os carrapichos! 

         Estas orientações  foram doadas aos professores de Rio Branco-Acre,  pelo Orientador do Programa Educação para a Paz, o Psicólogo João Roberto de Araújo, em palestra na Usina de Arte, promovida pela SEME. Com certeza não esquecerei jamais e repasso novamente  a você leitor e aos amigos, a  Teoria do Carrapicho!

          Aproveitei o conhecimento adquirido para tirar alguns carrapichos da minha vida!  E você quando vai retirar os seus? 

 Obrigada João! Valeu mesmo!
 Bjokas no coração!

                                        

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MEU EU VERDADEIRO


    

Esse meu eu verdadeiro
Cheio de dor e solidão
Procura por um veleiro.

Esse meu eu verdadeiro
Cheio de carinho e brandura
Procura por sua  ternura.

Esse meu eu tropical
Cheio de manhas e delírios
Procura o fim do martírio.

Esse meu eu já cansado
Cheio de passagem de tempo
Procura  por um alento.

Esse meu eu verdadeiro.

Bjokas no coração!

domingo, 12 de agosto de 2012

Pai Amado!

Pai!
Se hoje sinto a tua falta
É porque me afagou
Além da vida que me destes
Ao meu lado caminhou
Ás vezes calado
Outras vezes bonachão.

Por entre as linhas da vida
Quando de ti precisei
A mim soubestes defender
És para mim sublime
Pai para sempre amado
Preencheu meu coração
És minha referência
A ti,  eis aqui
Minha prova de gratidão!

 Bjokas no coração!