segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MAIS UMA TRAGÉDIA EM ESCOLA NO BRASIL

          É muito grave o que está acontecendo no nosso país. Mais uma grande tragédia aconteceu em uma de nossas escolas. É necessário uma reflexão e investigação mais profunda sobre as causas desse fato tão lamentável. Dessa vez uma criança está envolvida e morta. O que aconteceu entre essa criança e sua professora?! 

           Uma onda de pânico toma conta dos professores por onde conversamos..

          Não se falava em outra coisa hoje na minha escola. A violência dentro das escolas brasileiras. O que está acontecendo? Fatos como esse só víamos  certo tempo atrás,  em outros países. Hoje professores brasileiros temem por suas vidas dentro das escolas. Crianças ameaçam outras. Professores são agredidos ou ameaçados. Precisamos urgentemente rever nossos conceitos.

          Os sistemas educacionais (governos) precisam imediatamente rever a questão da segurança nas escolas. Talvez até colocar portas como as que tem nas agencias bancárias, com detector de metais para todos que nelas quiserem adentrar. Não se trata mais de um caso isolado. Todos os dias sabemos de algum fato novo. É um professor ameaçado aqui, outro atacado ali. Está se instalando uma situação insustentável. O comentário geral é: Daqui há alguns anos ninguém mais vai querer ser professor!

         É necessário voltar os orientadores educacionais nas escolas, que detectavam os problemas psicológicos  antes de  agravarem.  Pensar em um grupo de psicólogos, em número suficiente, nos sistemas de ensino,  para atender os casos mais graves de distúrbios, traumas emocionais e psicoses infantis e encaminha-los aos atendimentos públicos.  Aumentar o número de psicólogos e psiquiatras nas unidades de saúde para atender a comunidade e a demanda das escolas.  Sabemos que os postos de saúde e UPA estão com  muita procura  por esse tipo de  atendimento. Porém,  são poucos os  profisssionais no Sistema  Público de Saúde. O que está acontecendo:  Falta  de profissionais?

         É necessário conter a ambição do capitalismo desenfreado que gera competição, consumismo e violência. Investir na Educação e no atendimento às familias. Rever os horários dos programas de TV que escancaram a morte, a violência, o sexo (inclusive programas jornalísticos). É preciso selecionar os conteúdos que serão  vistos pelas crianças e adolescentes brasileiros.  Hoje,  eles estão muito expostos a todo tipo de conteúdo que ensina e outras vezes deseduca. Muitas famílias não tem condições psicológica, cultural ou financeira para acompanhar e orientar  o desenvolvimento das crianças e assim vai se formando um grande projeto de caos social para o um futuro bem próximo.

Vamos cuidar melhor das nossas crianças!


3 comentários:

  1. Nossa consegui chegar aqui kiidinhakkkkkk ..vim em cima de uma tartaruga kkk ,,,meu pc tá lerdinho da silva.mas vim te fazer uma visitinha..bem amadinha...uma feliz semaninha se cuide ... e postei no meu fantasia de amor..um poema sensual do site do amigo Dado aparece para ler ...beijus kiida !!!
    http://fantasiadeamor.zip.net/
    (Miguinha ñ sei aonde vamos parar ..ninguém tem mais amor a ninguém !!vamos rezar queridinha e que podemos fazer !!!

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir a visita e ler as novidades.Tenho andado meio ausente, mas não esqueço dos amigos.Bjos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, mas na verdade o que está faltando mesmo é Deus no coração das pessoas. DEpois que tiraram a autoridade do professor na sala de aula - aqui no Brasil - começou a acontecer essas barbaridades. No meu tempo, o professor era tão respeitado como se fosse nossos país.

    BJ

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora e poeta. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.