sexta-feira, 29 de março de 2024

ANSIEDADE - Como controlar?

 

Imagem / https://br.freepik.com/autor/kues1


COMO CONTROLAR A ANSIEDADE

 

Todos nós somos ansiosos. É um sentimento normal do ser humano, necessário e útil para nos colocar em alerta. No entanto, quando ela passa a nos fazer sofrer e interferir na nossa rotina, devemos cuidar pois o incômodo causado pela ansiedade exagerada traz prejuízos para nossa vida, ou seja, a pessoa vive tensa e preocupada o tempo todo. Nesse caso, faz-se necessário terapia e uso de medicamentos para o controle do transtorno ansioso. Porém, existem algumas atitudes que podem diminuir esse sofrimento, eis as dicas: 

 

1. VIVER O HOJE: Tente focar suas energias nas tarefas que você tem para fazer. Procure realizá-las o melhor possível. Viva um dia de cada vez. Assim manterá sua mente focada no agora. Isso diminuirá a ansiedade. No início, será um pouco difícil, mas com a insistência, o cérebro acostuma. 

 

2. NÃO SOFRER ANTECIPADO 

A pessoa ansiosa sofre pelo que ainda não aconteceu e que poderá simplesmente NÃO acontecer, pois a vida gera mudanças o tempo inteiro. Não podemos impedir as mudanças da vida, nem prevê o futuro. Foque no seu preparo, por exemplo: se tem medo do desemprego, faça um novo curso, estude, dedique-se ao seu trabalho, poupe dinheiro. Se o seu medo é perder as pessoas que ama: dedique-se a elas, conviva o melhor possível. Se tem medo de ficar só, valorize suas amizades.

 

3- CRIAR UMA ROTINA AGRADÁVEL

Pense em uma rotina com várias atividades semanais, para fazer por você tudo que for possível, focando no que realmente é importante. Nessa rotina semanal não podem faltar: um horário para dar atenção as pessoas que você ama, para trabalhar ou estudar, fazer coisas que você mais ama (dançar, cantar, ouvir música, etc.), cuidar do espiritual, atividades para o lazer. Não pode esquecer também de colocar nessa agenda, os cuidados médicos, terapia e um exercício físico.  Concentre-se em cumprir à risca as atividades da nova rotina e obterá grande melhora no controle da ansiedade. 

Lembre-se: aquilo que não podemos resolver, resolvido já está e ainda: os problemas precisam de um tempo para se resolver e tudo se transforma o tempo inteiro. Na vida nada é estático.  Aproveite sua vida com o bem viver! 

 

Maze Oliver

Orientadora Educacional, Pedagoga e Psicanalista Clínica.

Maze Oliver é Imortal da Academia Acreana de Letras-AAL, Padroeira da Sociedade Literária Acreana-SLA e membro da ALSPA (RJ), AJEB-AC, Instituto Baronesa (RJ) e de várias academias e grupos literários brasileiros. Acesse aqui mesmo, no blog, a biografia completa. Caso desejar!

Se você gostou do texto, deixe seu comentário e volte sempre.

Estou aqui a lhe esperar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.