quarta-feira, 19 de maio de 2010

EXERÇA SEU DIREITO DE DIZER: NÃO!

Muitas vezes nos vemos diante de situações na vida que nos intimida e nos faz calar. Fingimos que aquela atitude não nos magoou e tocamos em frente. Mais tarde quando as consequências surgem, culpamos alguém, geralmente os mais próximos, por nossa falta de coragem pra reagir diante de tais situações.
Embora a genética e o ambiente colaborem para nossa forma de se comportar, cada um trás dentro de sí uma força capaz de mudar qualquer situação. Só precisamos buscar essa fortaleza escondida em nós mesmos pelos nossos próprios e pequenos atos do dia a dia.
Tudo pode ser diferente, se somos menos tímidos na hora de nos defender. Pois devemos ter coragem e a atitude de dizer NÃO aqueles que nos machucam consciente ou inconscientemente. Devemos compreender que cabe unicamente a nós a tomada de decisão pela nossa própria defesa e entender que quando nos amamos é muito mais fácil fazer isso. Se defender não significa agredir ou culpar os outros pelas nossas dificuldades e sim tomar nas mãos nossa própria vida, direcionando-a para rumos positivos, administrando nossos problemas, assumindo, aceitando e perdoando nossas próprias falhas por sermos humanos. Aprendendo com nossos próprios erros e nos erguendo com nossas próprias pernas. Isso é fácil?

Não, não é fácil! Nem pra mim, nem pra você, nem pra ninguém. Todos temos nossas dificuldades, carências, neuras e inseguranças, alguns mais, outros menos. Mas todos nós também temos nosso poço de fortaleza que podemos lançar mão na hora da necessidade, quando queremos. Muitos fazem isso buscando um psicólogo, um guru, um parente, um bom amigo ou a sí mesmo. Sozinho é mais difícil. Porém não é impossível, buscando a Deus dentro de sí. Cada um reage de uma maneira. Não existe fórmula pronta de viver feliz. Momentos difíceis, todos temos. O que importa mesmo e que não devemos desistir de lutar, porque a felicidade é um direito e dizer NÃO também é um direito seu, meu e de todos.

Dizer NÃO a que? A quem? A todas as formas de manipulação, a todas as pessoas que nos tratam mal, a todas as formas de chantagem (inclusive a emocional), ao preconceito e a tudo que nos impede de ser feliz.
Dizer NÃO nos protege. Dizer NÃO nos fortalece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.