Não tem como não impressionar-se ao visitar o Peru e ver de perto o Vale Sagrado dos Incas. Rara beleza e mistério. Memória de sacrifícios de vidas humanas. Uma arquitetura impressionante. Ruinas inquietantes. Foi assim que vi Cusco e seu Vale Sagrado.
Vale Sagrado dos Incas |
Cusco, lugar de extrema magia, um explendor nas montanhas. A presença das cordilheiras dos Andes, explica o clima e a beleza da paisagem do lugar. Os primeiros homens que habitaram o Peru, trouxeram com certeza muitos conhecimentos, revolucionaram grupos culturais e estabeleceram uma das mais importantes civilizações antigas, o povo inca. Desvastados pelos espanhóis, os incas deixaram um legado de cultura, muito vivo e ainda presente nos dias de hoje em Cusco.
Acervo cultural de Cusco |
A cidade vive completamente de turismo e do comércio, a Cultura Inca é celebrada e compartilhada com os turistas como a água de beber, misturada a cultura dos espanhóis com seu catolicismo presente nos ricos monumentos religiosos de imagens folheadas a ouro e monumentos históricos culturais.
clique na foto para ver em tamanho maior |
Me impressionou também a conservação do patrimônio natural das terras peruanas, suas florestas intactas nos desfiladeiros das montanhas, alta conservação da diversidade ecológica. Uma terra muito verde contrastando com as águas e suas pedras. As cordilheiras dos Andes uma visão espetacular!
Montanhas de Cusco |
Vale ressaltar ainda o contraste fino da cidade, com seu povo ainda primitivo, pois suas comunidades ainda convivem em harmonia com a natureza, a periferia da cidade de Cusco, vive de plantar, criar ilhamas e fazer artesanato cultural que vendem nas cidades e nas feiras para os turistas. O chá da coca é servido em xícaras de porcelanas nos hotéis e cafés chiques da cidade, para melhorar a digestão e o torpor dos turistas que passam mal devido a altitude do local. Afinal, a cidade fica em local muito alto, em alguns lugares chega a ser mais de quatro mil metros acima do nível do mar.
Hotel de Cusco |
Igreja Católica |
Mas para chegar ao território peruano por terra, será necessário enfrentar alguns perigos. Transpor as Cordilheiras dos Andes não é tão fácil assim, são imensos desfiladeiros e abismos. Uma estrada cheia de curvas fechadíssimas. Sem contar o intenso mal estar que nos abate durantes muitas horas de viagem no ônibus que não é de primeira linha, (depois que entramos nas terras do Peru). Quem estiver disposto a correr o risco, prepare-se para a aventura.
Para o nosso grupo que foi e voltou ileso. Valeu a pena!
Bjokas no coração!
Bjokas no coração!
Deve ter sido uma aula sobre a civilização Inca e um banho de cultura. Mto legal e lindas as fotos.
ResponderExcluir