terça-feira, 14 de setembro de 2010

CUSCO - VALE SAGRADO DOS INCAS - MEMÓRIA DE SACRIFÍCIOS

         Não tem como não impressionar-se ao visitar o Peru e ver de perto o Vale Sagrado dos Incas.  Rara beleza  e mistério. Memória de sacrifícios de vidas humanas. Uma arquitetura impressionante. Ruinas inquietantes. Foi assim que vi  Cusco e seu Vale Sagrado.



Vale Sagrado dos Incas

         Cusco,  lugar de extrema magia, um explendor nas montanhas. A presença das cordilheiras dos Andes, explica o clima e a beleza da paisagem do lugar. Os primeiros homens que habitaram o Peru, trouxeram com certeza muitos conhecimentos, revolucionaram  grupos culturais e estabeleceram uma das mais importantes civilizações antigas, o povo inca. Desvastados pelos espanhóis, os incas deixaram um legado de cultura, muito vivo e ainda presente nos dias de hoje em Cusco.






Acervo cultural de Cusco
 
          A cidade vive completamente de turismo e do comércio, a Cultura Inca é celebrada e compartilhada com os turistas como a água de beber, misturada a cultura dos espanhóis com seu catolicismo presente nos  ricos monumentos religiosos de imagens folheadas a ouro  e  monumentos históricos culturais.



clique na foto para ver em tamanho maior

          Me impressionou também a conservação do patrimônio natural  das terras  peruanas, suas florestas intactas nos desfiladeiros das montanhas, alta conservação da diversidade ecológica. Uma terra muito verde contrastando com as águas e suas pedras. As cordilheiras dos Andes uma visão espetacular!

Montanhas de Cusco


           Vale ressaltar ainda o contraste fino da cidade,  com seu povo ainda primitivo, pois  suas comunidades ainda convivem em harmonia com  a natureza,  a  periferia da cidade  de Cusco, vive  de plantar, criar ilhamas e fazer artesanato cultural que vendem nas cidades e nas feiras para os turistas. O chá da coca é servido em xícaras de porcelanas nos hotéis e cafés chiques da cidade,  para melhorar a digestão e o torpor dos turistas  que passam mal devido a altitude do local. Afinal,  a cidade fica em local muito alto, em alguns lugares chega a ser mais de quatro mil metros acima do nível do mar.



Hotel de Cusco
 

Igreja Católica













Chá da Coca servido em hotel de Cusco

               Mas para chegar ao território peruano por terra, será necessário enfrentar alguns perigos. Transpor as Cordilheiras dos Andes não é tão fácil assim, são imensos desfiladeiros e  abismos. Uma estrada cheia de curvas fechadíssimas. Sem contar o intenso mal estar que nos abate durantes muitas horas de viagem no ônibus que não é de primeira linha, (depois que entramos nas terras do Peru). Quem estiver disposto a correr o risco, prepare-se para a aventura.


              Para o nosso grupo que foi e voltou ileso. Valeu a pena!  

                                                                                     Bjokas no coração!

Um comentário:

  1. Deve ter sido uma aula sobre a civilização Inca e um banho de cultura. Mto legal e lindas as fotos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora e poeta. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.