sexta-feira, 15 de abril de 2011

Correndo atrás da tecnologia

         No mundo de hoje a tecnologia está tão avançada que a escola está a quilometros mil,  de atraso! Já havia muitas críticas sobre isso antes da internet. Dizia-se que a televisão era muito mais atrativa para os nossos jovens e crianças do que a escola. Depois da explosão da internet que globalizou e integrou o mundo através de alguns clics,  é que a educação precisa correr mesmo  atrás do prejuizo.
         Conseguiremos acompanhar?  Esse é um dos maiores desafios da escola hoje. Já temos muitas dificuldades, essa então é gigante. No entanto,  não devemos desanimar. Cruzar os braços é que não podemos,  já que a função da escola é socializar ao máximo, os conhecimentos construidos pela humanidade.

       Muitas  escolas já  possuem laborátório de informática. As que ainda  não dispõem dessa vantagem, podem recorrer a outros mecanismos.  As cidades possuem muitas locadoras que os alunos podem utilizar, caso as crianças não tenham acesso a computadores em casa. Os aparelhos celulares podem ser usados para fotografar ou registrar dados de  pequenas pesquisas.

 "A tecnologia precisa estar presente  na sala de aula".  Nos alerta a pesquisadora da PUC-SP, Maria Elizabeth Biancocini, em entrevista a Revista Nova Escola, Junho-Julho de 2010. Então! Devemos ser criativos, arregaçar as mangas e ir ao trabalho de levar nossas crianças até esse novo mundo digital. O mundo das TICs. 

       Vejamos então de que forma podemos contribuir para a efetivação dessa nova idéia: Avançar nossos alunos no mundo da tecnologia. Na nossa escola por exemplo, colocaremos na nossa rotina um horário rodízio,  para os alunos utilizarem o laboratório,  nas aulas de  produção textual (Língua Portuguesa), por enquanto!  Lembramos que a Escola Ilka Maria  tem um Projeto onde os alunos interessados poderão fazer um cursinho de computação em  horário alternativo ou seja quem estuda de manhã faz o curso à tarde!

Aula de produção textual - Escola Ilka Maria
          Aulas rodízio no laboratório de informática para escrever,  produzir cartas, notícias,   mandar  e-mails,  etc. Uma forma de introduzir aos poucos uma nova dinâmica nas salas de aula, com as crianças do Ensino Fundamental. Na nossa escola isso já  pode ser uma realidade!
Turma do 5º Ano - Professor Júnior - Escola Ilka Maria
Aula de Produção Textual
       
  
      Nas aulas sempre tem uma forma de incluir a tecnologia na sala, através de pesquisas, aulas extras sala onde se pode fotografar, filmar, etc. Os alunos podem ter acesso ao manuseio dos equipamentos.


<>
Aula de Matemática e Geografia - Escola Ilka Maria -  5º Ano
 


 





5º Ano - Professora Deygiane - Aula utilizando internet




















         O que é importante é introduzir nossos alunos nesse novo mundo, no que for possível, é esse o nosso papel! Se não atualizarmos nosso ensino, corremos o risco de empobrecer os conhecimentos dos  alunos principalmente das crianças da periferia, onde a escola é a única ponte de acesso a esse tipo de conhecimento. Elas não podem ficar excluidas desse processo, tornando- se analfabetas da tecnologia, pois as crianças ricas já o dominam desde muito cedo, pois possuem em casa todo o aparato necessário para tal. Não poderemos esquecer no entanto, de atentar para os cuidados com o lado mau da internet, dando aos nossos alunos as orientações básicas para o perigo ao lidar com esse novo mundo, o digital!

         Temos que correr para vencer o Capitalismo! Se é que poderemos!

2 comentários:

  1. Seu post tem muito interesse.
    Eu não sou professora mas tenho uma filha professora, para além de inúmeras amigas e amigos, sem esquecer que na minha família há umas 10 professoras. Estou, portanto, perfeitamente por dentro dos problemas e dificuldades que a classe atravessa.
    Com a introdução das novas tecnologias algumas coisas melhoraram, e muito, mas toda a moeda tem o seu reverso...

    Bom final de domingo e boa semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Mazé. A inclusão digital é de fundamental importância nos tempos atuais. É, sobretudo na educação básica, onde o aluno forma a sua base pra vida. Porém, como vc falou, o nosso desafio é acompanhar o avanço da tecnologia, ou seja, trazer as novas tecnologias para a escola. Infelizmente, muitas escolas não possuem ainda, por exemplo, computador. Na verdade, todos nós devemos também fazer uma meia culpa, pois a sociedade tem que lutar pelos seus direitos – já passou da hora de termos efetivamente uma escola de qualidade. Acredito que já estamos numa situação limite! Portanto, a educação precisa ser reinventada, este modelo que aí está é o modelo que atende aos interesses dos poderosos, pois tem como objetivo a reprodução das desigualdades!!! Diga não, a educação capitalista!!! Diga sim, a uma educação libertadora, onde tenha como objetivo a justiça social!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.