domingo, 1 de maio de 2011

A TRAVESSIA DA BALSA EM RONDÔNIA!

          Nas minhas últimas andanças, fui à Rondônia, estado vizinho. Fazia alguns anos que não ia por lá. A capital cresceu bastante. A construção das hidrelétricas trouxe milhares de outras pessoas para a cidade. Novos costumes e outras culturas se adaptam ainda à cultura do lugar. Há quem diga que aumentou a criminalidade e a rede de prostituição na periferia. Um shopping maravilhoso foi construído para deleite da elite rondoniense. Mas, o que pretendo falar mesmo é que tudo muda, bem ou mau,  menos a travessia no Rio Madeira.


BALSA

Travessia da balsa

        O Nosso país já deu mostra de que quando se quer é possível. Prova disso é a ponte Rio Niterói, se não me engano, são 14 quilômetros de ponte, construída sobre o mar. Por que será que na travessia do Rio Madeira, conhecida como famosa travessia da balsa, não constroem uma ponte?!  Gasta-se muitas vezes de três a quatro horas esperando na fila,  para poder passar de um lado a outro do rio! Não é possível que num país  como o nosso,  ninguém ainda não percebeu que é preciso fazer uma ponte alí?  Com certeza o dono da balsa pode fazer seus investimentos em outro setor!



 
Aguardando a vez para a travessia

 
 Na verdade,  é até romântico olhar o rio ao atravessar no grande barco. A lentidão da travessia e o esplendor da mata em volta,  enche os olhos dos turistas e a memória de suas máquinas fotográficas. No entanto, para nós brasileiros é enfadonho e cansativo. Para o turismo,  basta ser construído na área um pequeno hotel ou  um bom restaurante e alguns barcos menores para passeio! Quais são os interesses para não construção da ponte? Alguém pode me explicar? Na construção das hidrelétricas de Rondônia,  mesmo o movimento social sendo contra, ela está lá,  sendo construída a todo vapor. Regada a brindes! Independente da advertência dos  ambientalistas  para o perigo da  formação dos espelhos d'água, que podem resultar em futuros desastres ambientais na nossa região.
       

Quando virem os tornados ou as avalanches... não digam que não foram avisados! Eles não escolherão classe social. A natureza é imparcial!


Oh! Dilma se não dá mais para socorrer o meio ambiente, socorre aí os caminhoneiros, vai!

 Dia 1º de Maio - Parabéns  aos trabalhadores brasileiros que trabalham de sol a sol para sustentar este país!

16 comentários:

  1. Antes de mais nada, parabéns pela cara nova do blog e pela integração. Lindas as imagens e essa balsa não tem nada haver com a nossa Santos / Guarujá; aí se respiraar puro e se vê uma verdadeira paisagem...

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Mazé, infelizmente, neste país, existem interesses que escapam do nosso desejo, do nosso entendimento. A política é força maior determinante na implantação de melhoramentos. Uma ponte Rio-Niterói é conhecida pelo Brasil todo. Aliás, pelo mundo todo. Mas, uma ponte sobre o rio Madeira? Quantos votos isso pode render? Quantos eleitores tem a região? Pelas suas fotos, pareceu-me que o acesso à balsa é de terra batida? Nem um asfaltozinho sem vergonha? Mazé, minha amiga, sua região está com políticos bem desvalorizados no cenário nacional. É uma pena! Sabe para que servem as hidroelétricas que aí estão sendo construidas? Para garantir que não ocorram novos "apagões" em Manaus, Belém, Brasília, no Nordeste, e até no Sudeste. Pode estar certa que o grande objetivo não são Rondonia e Acre. Isto é a "política" (com "p" bem minúsculo) rasteira que nos dirige, interessada apenas em resultados eleitoreiros imediatos e, muitas vezes, resultados financeiros para uns poucos. Você é voltada para o ensino e sabe muito bem. Um dos grandes dramas de nossa nação é a falta de planejamento e investimentos em uma educação verdadeira. Por que? Porque os resultados somente serão visíveis daqui a muitos e muitos anos. Os políticos atuais não se interessam por resultados de longo prazo que irão beneficiar políticos vindouros. É tudo uma questão de mentalidade tacanha, interesseira, bem pequenininha. Se a visão de nossos políticos, desde tempos imemoriais, tivesse sido sempre de desenvolvimento verdadeiro, honesto, bem distribuido, de acordo com a vocação e o bem estar de cada região, o Brasil, hoje, seria totalmente diferente. Porém, como não se pode mais chorar "sobre o leite derramado", resta-nos a esperança de que, um dia, ainda surjam políticos verdadeiramente voltados ao interesse daqueles que eles representam e que não sejam atrapalhados pelo "politiqueiros" que, infelizmente, sempre existirão. Desculpe-me, essas desigualdades me deixam irritado e acabo escrevendo uma tese.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Estou convidando vc a participar de um evento em meu blog como jurada nele. Basta você escolher em cada categoria um blog que vc julgar ser o melhor. Informe no link VOTE AQUI um blog de cada categoria. no final do Oscar farei uma homenagem a você e a todos que me ajudar. Obrigado Dado www.dado.pag.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Legal seu post! Tem post novo na área!

    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  5. Amiga claro que esta confirmado a sua participação na copa blog final de maio. Um abraço Dado

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Mazé. Vim retribuir sua visita ao meu humilde cantinho. Li atentamente sua postagem sobre a travessia de balsa e vc me fez recordar de minha infância, quando muitas vezes atravessei com esse meio de transporte. Lembrei que meu pai não deixava de maneira nenhuma que permanecessemos dentro do carro. Dizia que seus tesouros eram valiosos demais.Obrigada e com certeza visitarei vc mais vezes. Com carinho...Yvonne

    ResponderExcluir
  7. Olá Mazé! Foi um prazer enorme receber suas carinhosas e incentivadoras palavras! Obrigada por seu reconhecimento! Seu blog é encantador revela naturalmente a sua essência, preocupada com a educação - base realmente da formação de todo o ser humano! É muito bom conhecer pessoas afins, pois além de Bioterapeuta Holístioca Comportamental, atualmente faço formação de Pscologia e Psicanálise Comportamental Contemporânea. Convido você a conhecer meu Blog, ficarei muito honrada com a sua presença!
    Beijos da Mjoe Hartz.

    ResponderExcluir
  8. Mamarazzi Week, dicas de blog e presente de dia das mães.
    E uma homenagem especial!
    Confira!
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  9. Olá Mazé. Vim retribuir a visita, fique à vontade para voltar outra vezes. Seu cantinho é bem interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mazé!
    Vim conhecer este Pedacinho de vc,
    que é este Espaço tao rico!
    E agradecer sua visita.
    Devido a alguns probleminhas, meu bloguinho
    tá meio solitário, mas tenho esperança em dias
    mais faceis.
    Obrigada por me seguir!
    Bjs de Luar na tua Alma linda!

    Maga

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela divulgação como também pela crítica que fez a sua região. É isso aí Mazé, o Brasil precisa conhecer melhor as peculiaridades de suas diversas plagas. Com relação ao que Jota Effe falou, concordo em gênero, número e grau!!! Um abraço forte!!!

    ResponderExcluir
  12. Venho agradecer o carinho de sua visita ao meu blog O Ultimo Barco do Planeta, desejar um bellissimo final de semana, e convidar te a conhecer meu blog principal, O Livro dos Dias que é atualizado diariamente,,,www.olivrodosdiasdois.blogspot.com ...imenso beijo de bom final de semana...

    ResponderExcluir
  13. Minha cara, sua indignação é pertinente. Infelizmente não há interesse de melhorias nessa região, o retorno político é imensamente pequeno, os políticos daí denegriram sua própria imagem, e aí o governo não se manifesta com o intuito de implementar melhorias na região, uma pena. Abração minha cara, logo mais retornaremos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Mazé
    Acho muito bonito atravessar o rio de barco quando está bom tempo. Mas quando se trata de viagens demoradas muitas vezes perde-se a paciência. O ideal (aqui onde moro acontece isso) é haver ponte e barco, e cada um poder escolher o que quiser.
    Mas essas obras geralmente envolvem interesses que nos utrapassam...

    Hoje estou passando especialmente para lhe desejar um muito feliz Dia das Mães.
    Que vc se sinta rodeada de todo o amor e carinho neste dia especial.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. I seriouslу love your site.. Еxcellent colorѕ & theme.
    Dіd you creаte this ωebsite yourѕеlf?
    Please replу back as I'm looking to create my very own website and would like to learn where you got this from or just what the theme is named. Many thanks!

    Here is my web site - http://couplesdatingsite.net/profile.php?ID=10267

    ResponderExcluir
  16. Whаt's up to all, the contents existing at this web page are really remarkable for people experience, well, keep up the good work fellows.

    Stop by my blog: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.