domingo, 29 de julho de 2012

DIA DOS AVÓS!

 Dia 26 de Julho, comemorou-se o Dia do Vovô e da Vovó! Quando se fala nessas figuras tão conhecidas dos pequeninos logo imaginamos mimos, dengues, carinhos, presentes e tudo mais. Na minha experiência nas escolas de Educação Infantil e também no Ensino Fundamental,   tenho escutado muitas coisas não muito boas  a respeito dos netos e avós. Dizem as más línguas que os filhos criados com avós são estragados, muito mimados e sem limites.

Na nossa sociedade atual onde a mulher tem assumido vários papéis tais como:  dona de casa, mãe, estudante, funcionária ou empresária, as mães muitas vezes se vêem numa situação um tanto dificil para cuidar dos filhos, trabalhar, estudar, etc.  São  nessas circunstâncias que entra o novo papel dos avós na difícil tarefa de ajudar a criar e  educar a terceira geração:os netos.

 Fazendo um retrospecto, na reviravolta dada pelo Movimento Feminista a partir dos anos 60, onde a mulher antes apenas dona de casa,  mãe e esposa,  passou a conquistar seu espaço social e a gerir empregos ou funções antes consideradas masculinas, fato esse que gerou algumas consequências, pois  a  sociedade não acompanhou  essas mudanças e assim a  dona de casa triplicou suas responsabilidades. A educação e a família continuaram até hoje,  a perpetuar conceitos machistas: menina brinca de boneca, menino de carrinho. Papai lê jornal,   mamãe faz comida e lava roupas. Então se a mamãe agora  não tem mais tempo de cuidar dos filhinhos e a sociedade não oferece creches suficientes,  entram na jogada , a vovó e o vovô!

Ora, o papel da vovó o do vovô é dar carinho, bajular e mimar,  pois estão mais maduros, já criaram seus filhos, muitos já estão até aposentados.  Este apoio afetuoso é necessário e importante para  o psicológico dos pequenos.  O fato de  poder desfrutar dessa atenção toda especial, significará no futuro da criança uma grande ajuda para ser um adulto com autoestima!

 Para os pais cabem-lhes o papel mais difícil:  o de sustentar,  proteger e educar. O que está acontecendo na atualidade na verdade é uma  inversão dos papéis. Numa sociedade altamente competitiva, de rotina estafante, os pais se encontram  aturdidos, as mães sobrecarregadas, buscam então como alternativa "entregar"  os filhos aos avós  e esperar deles que os devolvam educados e bem cuidados. É claro que essa solução não vai dar certo!  Pois a natureza dos avós é, com algumas excessões,  permissiva. As crianças percebem isso e inteligentemente se aproveitam. E não adianta depois culpar os avós, porque eles estão agindo condizentes com seu papel, o de vovô e vovó! Então como diz a música, por sinal bem popular: Cada um no seu quadrado! E viva os avós!
Estão gostando não? Então criem seus filhos!


 BJOKAS NO CORAÇÃO!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

FELIZ DIA AMIGO!

  20 de Julho - Dia do Amigo


A amizade deveria ser algo completamente sem interesses, como nossos olhos. Eles piscam juntos, eles se movem juntos,
eles choram juntos, eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca vejam um ao outro estão sempre juntos..."
(Fernando Toscano, "adaptado")

Sempre nos é  falado desde a nossa tenra infância,  que a amizade é uma das coisas  importantes da nossa vida. Pessoas que não possuem amigos são tristes e complicadas. Devemos sempre primar por  amizades e  procurar conservá-las. 

Amigo não é aquele que diz sempre o que queremos ouvir e sim aquele que nos abre os olhos quando não conseguimos enxergar com nossos próprios. As pessoas são diferentes e sempre tem aquelas com quem nos identificamos mais. Mesmo assim,  uma vez ou outra podemos não concordar com elas. Porém, isso não quer dizer que não as amamos e sim que apenas pensamos diferente.

A amizade é essencial na vida das pessoas e em tempos de net surgiram os amigos virtuais que como o pensamento postado acima nunca viram um ao outro, porém compartilham e fazem coisas juntos. Mesmo sem se vêem podem ser grandes amigos. Pois os  sentimentos se geram na convivência e no partilhar das idéias sejam elas via net ou pessoalmente. 

Nesta data dedicada ao amigo, receba cada um dos meus amigos um abraço virtual e um Feliz Dia do Amigo que deveremos multiplicar por outros mil  dias  nossa amizade. E aqui publico o poeminha abaixo para ilustrar o nosso pacto de amizade sincera que estendo a todos os amigos virtuais que compartilho idéias e sou seguidora. Não esquecendo também os amigos de fora da telinha que também são  importantes na minha vida  e contribuem para minha felicidade! Nesse dia tão especial a vocês meus amigos e amigas dedico este poeminha.

        AMIGO 
 
Ao amigo verdadeiro
Aquele que me respeita
Aquele que comigo chora
Para esse toda hora é hora.

Pelos caminhos da vida
Seguimos lado a lado
Fortalecendo um ao outro
Corrigindo  meus erros
E eu os dele...
Assim  ficamos ainda mais fortes
Assim sobreviveremos  a morte.

 BJOKAS NO CORAÇÃO!


 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A DOR DO POETA

 
Amigos blogueiros, facebookeiros ou simpatizantes,
      Estou participando do concurso de poemas no Blog OSTRA DA POESIA com o poema a Dor do Poeta, republicado abaixo. A dor foi real e desigual,  por isso consegui expressar nestes versos todo o meu sentimento tão verdadeiro e doloroso. Não digo que a dor passou totalmente, mas já formou uma cicatriz. Porém,  deixou uma linda marca que foi essa poesia. Uma das mais belas que já consegui escrever... Compartilho agora com você! O título é uma homenagem a todos os poetas que conseguem criar o belo com sua dor. Um dom único e intranferível que só ele o tem!

A DOR DO POETA...


Dor que  habita em mim
Igual dança frenética e louca
Um  redemoinho sem fim.

Vem a dor
Rasgando o peito num grito mudo
Balbucio de  palavra  rouca
Sufoca a voz... 
E o som do  silêncio
É só o que se ouve enfim
E nessa hora
Só o poema fala por mim. 
 


    
Se você gostou poderá votar entrando no link Ostra da Poesia (É só procurar o link  Destaque). Segunda feira já começa a votação na primeira hora do dia. Entre na portinha  de poesias e deixe lá seu comentário com sua intenção de voto (nome da poesia e autor) junto com  o link do seu blog (não esqueça) ou link do seu facebook para que a Blogueira Lindalva responsável pelo evento possa ir conferir. Do mais agradeço a escolha! E se você gostar de outra poesia que não a minha, fique à vontade, o mais importante é sua participação. Bjs e obrigada!



 




Bjokas no coração!

sábado, 7 de julho de 2012

ACRE, FESTA JUNINA!


No Estado do Acre Festa Junina dura quase três meses. O mês de Junho já acabou,  porém a festa atinge o auge com o grande arraial do governo e de entidades organizadas. Até no mês de Agosto ainda se vê arraial ou festa folclórica com arrasta pé caipira. Costume herdado dos nordestinos durante o período de ocupação das terras acrianas, mas que ganhou originalidade e vida própria,  pois evoca a vida nos seringais e  a tradição do povo acriano que foi se desenvolvendo na floresta nativa. Neste ano uma homenagem a Luiz Gonzaga no maior arraial do Acre.
Barraca de Festa Junina / Arraial  do Governo / Acre  2012


Quadrilha Pega Pega / Arraial do SESC / 2012


Acontece em vários cenários das cidades,  mas em alguns aspectos todas são comuns. Muita animação, alegria e muito riso com os casamentos caipiras realizados em tom de brincadeira. É comum também a festa ter um tema ou as organizações  fazerem homenagens.  Neste ano,  a homenagem é para Luiz Gonzaga. Algumas quadrilhas tradicionais de Rio Branco trouxeram em seus adereços uma lembrança do Rei do Baião. Além da apresentação das quadrilhas,  as festas também contam com outras atrações como:  shows de músicas e de fogos, folguedos,  contação  de causos caipiras, concursos de rei e rainha caipira, jogos e as tradicionais rodadas de bingos.


A culinária da festa também é especialíssima e o público  pode encontrar o pirarucu ao molho do açaí, tacacá,  rabada no tucupi, galinha cheia, coxa de porco e  doces especiais da tradição acriana. As barracas  vendem  desde artesanato, comidas e  até recadinhos do amor.

Barracas de vendas / Arraial do Acre 2012

Turma da Barraca do Amor / Arraial do Governo /  Acre 2012
O figurino colorido, muito enfeitado  e  marcado por  estampas floridas ainda conserva  um leve toque  do  seringueiro. O casamento caipira geralmente resgata o poder do patrão na personalidade das antigas lideranças dos seringais  representando os coronéis de barranco, na época autoridade máxima por essas bandas. Os contadores de causos, as músicas e os desafios  remontam a vida do caipira, sua aventura nos varadouros do seringal ou no dia a dia da colonia e a vida na mata.


Festa em Escola Infantil /  Arraial do Acre

A festa continua  não só nas grandes instituições,  mas também  nos bairros,  igrejas,  escolas e até nas ruas mais animadas.  De uma forma ou de outra,   esta cultura chega  a atingir milhares de pessoas. E  o povo vai esquecendo as tristezas e alegrando o coração, dançando e contando suas  histórias de geração em geração.




                                                Bjokas no coração!


sexta-feira, 6 de julho de 2012

PARQUE TUCUMÃ

O Parque Tucumã uma das obras que contribuiu para modificar a paisagem de Rio Branco (AC),  veio trazer mais qualidade de vida aos moradores da região, além de ser um local para visitas e contemplação turística. O Bairro Tucumã onde fica situado o parque, que  também é  próximo a Universidade Federal do Acre ganhou vida nova após sua inauguração em 2005.
PISTA DE CAMINHADA / POR MAZE OLIVER
Uma área de 3.600 metros de extensão,  de arquitetura moderna e paisagística. Possui pistas compartilhadas  para caminhadas e  ciclovias, sombreiros, parquinhos, quadras de esportes, lagos, espaço para  eventos e aeróbica pública. O Parque enfeita a entrada da cidade com sua estética simples e bela.


PORTAL DE ENTRADA DO PARQUE / ACRE 2012  /  POR MAZE OLIVER
O que você pode fazer neste parque? Reunir os amigos para conversar, curtir o por do sol ou o amanhecer, levar os filhos para brincar, praticar esportes, andar de bicicleta, curtir os lagos, caminhar, fazer ginástica,  namorar ou comer alguma coisa nos quiosques de alimentação.





 Além do Bairro Tucumã, os moradores dos outros bairros próximos ganharam mais qualidade de vida usufruindo das vantagens oferecidas gratuitamente e fazem uso contínuo e diário das pistas de caminhada e ciclovia. Sendo um lugar movimentado e saudável para passear.


                                        Bjokas no coração!

domingo, 1 de julho de 2012

RIO BRANCO, CAPITAL DO ACRE

Rio Branco, capital do Estado do Acre  situada ao norte do Brasil. Com pouco mais de 342  mil habitantes é a sexta maior da  Região Norte.  Seu povo de hábitos ainda interioranos em alguns aspectos é conhecido como amigável e hospitaleiro.
Palácio Rio Branco, comemoração de 50 Anos do Estado do Acre
 
Teve origem do primeiro Seringal às margens do Rio Acre de nome Volta da Empresa. Foi fundado pelo desbravador  Neutel  Maia, para o início da exploração da borracha na região por volta de 1882. Após ser elevado à categoria de vila, sobreviveu basicamente dessa atividade econômica até o seu declínio. Somente em 1912 recebeu o nome de Rio Branco. A partir da década de 1970 cresceu desordenadamente por conta da implantação da pecuária no Acre, fruto de uma política do governo federal, quando recebeu uma população de imigrantes de outras regiões do Brasil para trabalhar nas fazendas de gado, substituindo os seringais e colocações.  Esse fato causou um forte êxodo rural por falta de apoio a esse homem do campo, gerando os bairros periféricos. Situação até hoje enfrentada pelos governantes atuais, como um dos maiores problemas de Rio Branco. Bairros sem nenhuma infraestrutura, povo sem qualificação para o trabalho, criou-se então o cinturão de miséria nos arredores. E com ele a violência e a  marginalidade.

Nas margens do rio nasceu Rio Branco: De um lado, Seringal Volta da Empresa, do outro Seringal Nova Empresa

Bairro nos arredores do centro da cidade de Rio Branco
 
O costume do povo acriano tem um leve toque nordestino, fruto de herança cultural  da época de  sua ocupação, miscigenado com costumes portugueses, turcos e espanhóis.

Homenagem a Juvenal Antunes poeta nordestino que veio para o  Acre em 1913. 


Festa Junina herdada da cultura nordestina / Pega Pega /  SESC 2012
Nos últimos anos, o município ainda luta para consertar os erros do passado. A cidade tem melhorado muito, mas muita coisa ainda há para ser feita. O centro tem suas ruas mal planejadas, muito estreitas, o que dificulta o trânsito e compromete a estética.

Investimentos na área de estrutura urbana, saneamento básico e  a transferência de órgãos públicos para outras áreas estão sendo realizadas,  para minimizar os problemas estruturais e desafogar o trânsito. Rio Branco cresceu muito em todos os aspectos nos últimos anos.
Passarela para pedestres

Parque da Maternidade - Obra que mudou a paisagem da cidade


 Atualmente está em discussão um ousado projeto do governo de construir dentro da cidade de Rio Branco uma outra cidade,  desta vez planejada:  “A  Cidade do Povo”.  A previsão é de construção de 10 mil casas com toda a infraestrutura necessária e serviços públicos básicos. O objetivo é acabar com o déficit habitacional e resolver os problemas  da moradia, um deles, das áreas alagadiças.  O projeto que até dias atrás encontrava-se em avaliação do impacto ambiental pelos órgãos competentes, acaba de dar o pontapé inicial.  Os recursos financeiros  são do Programa Minha Casa,  Minha Vida, do governo federal. 

                             Bjokas no coração! 
 


OBS. Deseja ver mais imagens? É só da uma olhadinha na página de imagens. Clica lá em cima! Rs... Ou então entre no arquivo de imagens na lateral do blog. Lá encontrará álbuns com outras imagens da cidade.Bjs.