domingo, 1 de julho de 2012

RIO BRANCO, CAPITAL DO ACRE

Rio Branco, capital do Estado do Acre  situada ao norte do Brasil. Com pouco mais de 342  mil habitantes é a sexta maior da  Região Norte.  Seu povo de hábitos ainda interioranos em alguns aspectos é conhecido como amigável e hospitaleiro.
Palácio Rio Branco, comemoração de 50 Anos do Estado do Acre
 
Teve origem do primeiro Seringal às margens do Rio Acre de nome Volta da Empresa. Foi fundado pelo desbravador  Neutel  Maia, para o início da exploração da borracha na região por volta de 1882. Após ser elevado à categoria de vila, sobreviveu basicamente dessa atividade econômica até o seu declínio. Somente em 1912 recebeu o nome de Rio Branco. A partir da década de 1970 cresceu desordenadamente por conta da implantação da pecuária no Acre, fruto de uma política do governo federal, quando recebeu uma população de imigrantes de outras regiões do Brasil para trabalhar nas fazendas de gado, substituindo os seringais e colocações.  Esse fato causou um forte êxodo rural por falta de apoio a esse homem do campo, gerando os bairros periféricos. Situação até hoje enfrentada pelos governantes atuais, como um dos maiores problemas de Rio Branco. Bairros sem nenhuma infraestrutura, povo sem qualificação para o trabalho, criou-se então o cinturão de miséria nos arredores. E com ele a violência e a  marginalidade.

Nas margens do rio nasceu Rio Branco: De um lado, Seringal Volta da Empresa, do outro Seringal Nova Empresa

Bairro nos arredores do centro da cidade de Rio Branco
 
O costume do povo acriano tem um leve toque nordestino, fruto de herança cultural  da época de  sua ocupação, miscigenado com costumes portugueses, turcos e espanhóis.

Homenagem a Juvenal Antunes poeta nordestino que veio para o  Acre em 1913. 


Festa Junina herdada da cultura nordestina / Pega Pega /  SESC 2012
Nos últimos anos, o município ainda luta para consertar os erros do passado. A cidade tem melhorado muito, mas muita coisa ainda há para ser feita. O centro tem suas ruas mal planejadas, muito estreitas, o que dificulta o trânsito e compromete a estética.

Investimentos na área de estrutura urbana, saneamento básico e  a transferência de órgãos públicos para outras áreas estão sendo realizadas,  para minimizar os problemas estruturais e desafogar o trânsito. Rio Branco cresceu muito em todos os aspectos nos últimos anos.
Passarela para pedestres

Parque da Maternidade - Obra que mudou a paisagem da cidade


 Atualmente está em discussão um ousado projeto do governo de construir dentro da cidade de Rio Branco uma outra cidade,  desta vez planejada:  “A  Cidade do Povo”.  A previsão é de construção de 10 mil casas com toda a infraestrutura necessária e serviços públicos básicos. O objetivo é acabar com o déficit habitacional e resolver os problemas  da moradia, um deles, das áreas alagadiças.  O projeto que até dias atrás encontrava-se em avaliação do impacto ambiental pelos órgãos competentes, acaba de dar o pontapé inicial.  Os recursos financeiros  são do Programa Minha Casa,  Minha Vida, do governo federal. 

                             Bjokas no coração! 
 


OBS. Deseja ver mais imagens? É só da uma olhadinha na página de imagens. Clica lá em cima! Rs... Ou então entre no arquivo de imagens na lateral do blog. Lá encontrará álbuns com outras imagens da cidade.Bjs.

  
           




10 comentários:

  1. OIE QUERIDINHA Q...UE BONITINHA RIO BRANCO..AS FESTAS JUNINAS TB BOMBAM EM KKKKKKKKK...BEM ESTOU CHEGANDO EM CASA ...UFA CANSADONA DESFILEI NA BAUER..JÁ TROQUEI O LAY DA FESTINHA JUNINA..QUE PENINHA QUE ACABOU A FESTINHA BUÁAA...BOM DOMINGO ..E TEM FOTOS... APARECE PARA APRECIAR EU DE ALEMÃ KKKKKK BEIJUS AMIGA QUERIDA FELIZ SEMANINHA ..TE DOLU!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    Passei e fiquei mais rica de informação...lindas imagens e texto muito elucidativo sobre Rio Branco.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Gosto muito da cultura do nordeste e do norte do Brasil...
    Conheço Porto Velho e vou conhecer em breve Rio Branco...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. .


    A informação me fascina.
    A cultura me torneia...

    Palhaço Poeta.






    .

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Maze!

    Seja BEM VINDA a CASINHA DAS GIFS!
    É um prazer receber gente nova!
    Sinta-se a vontade!!!
    Se precisar de algo que estiver ao meu alcance, terei o maior prazer em ajudar!
    Infelizmente favelas tem por todo lugar, né?
    Antigamente tinhamos a marginalidade maior em São Paulo e Rio. Agora está por toda parte e em qualquer horário do dia.
    Uma pena! E isso vem crescendo muito rápido :(

    Obrigada pelo E-mail e tenha uma ótima semana!
    Beijinhos no coração da sua mais nova amiga... TATIANA BERTOLIN

    http://casinhadasgifs.zip.net

    ResponderExcluir
  6. EE doladinha vim te dar um beijo e parabeniza-la pelo destaque merecido no palácio real viva parabéns kiida feliz semaninha ..bitucas !!!

    ResponderExcluir
  7. Olá,MAZE! Como vai?
    Gostei de poder conhecerr um pouco da história de Rio Branco ,capital do Acre.
    Eu só sabia que a cidade nasceu devido aos Seringais,junto ao Rio Acre.
    Nosso país é tão grande e pouco sabemos dele!!!
    Venha comer uma Pipoquinha ,na minha "COZINHA"!
    Ótima Semana!
    Beijos,
    MARY.

    ResponderExcluir
  8. O desordenamento urbano não é um problema exclusivo do estado do Acre não. Mesmo as capitais que foram planejadas como Belo Horizonte e Brasilia tem os mesmos problemas nas periferias, muitas vezes esquecidas pelos governantes que só aparecem em época de eleição.

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Gosto destas crónicas que me fazem conhecer muitas terras sem sair daqui do meu cantinho. Conheço um pouco da cultura nordestina e...adoro! No folclore , há muitas semelhanças com a portuguesa.
    Felicidades para ti e beijocas.
    Graça

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mazé.
    É sempre muito bom conhecermos os recantos brasileiros. Mas, os problemas são uma constante, em nosso país. Aqui na minha atual Itatiba/SP, com pouco mais de cem mil habitantes e mais velha que Rio Branco, o crescimento também vem acontecendo desordenadamente e gerando problemas de falta de estrutura básica, de trânsito começando a ficar caótico em alguns horários, de falta de segurança, etc. Infelizmente, esses problemas estão por toda a parte. De qualquer forma, Rio Branco é uma cidade que eu gostaria muito de conhecer.
    Parabéns pela bela crônica.
    Abração.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua impressão sobre a postagem. Seja sincero(a), para que eu possa crescer como escritora. Agradeço de coração sua opinião. Volte sempre. Bjs.